Lições em Mateus 16.13 -17 e João 1.42

LIÇÕES EM MATEUS 16.13-17 e JOÃO 1.42

Introdução: Texto por demais conhecido dos que lêem a Bíblia. O que extraio hoje dele não será doutrinário, nem histórico, apenas lições devocionais pertinentes a caráter de personalidades marcantes e até uma pitada de relacionamentos interpessoais, com algumas lições importantes a serem dele extraídas.

1ª Lição:

I- PERSONALIDADE OU CARÁTER EM EVIDÊNCIA

Pergunta sobre pessoas distantes

1.1 Longe do meu relacionamento, como as pessoas me vêem? “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?

Pergunta sobre pessoas próximas

1.2 Perto do meu relacionamento, o que dizem vocês, que são meus íntimos?

Pergunta suspeita ou subjetiva

1.3 Como eu gostaria de ser visto ou conhecido?

Pergunta ideal

1.4 Como Deus me vê?

(a) Quem me vê e me conhece de verdade é Jesus.

- João 1.42: Ele conhece meu: - passado: “Filho de Jonas” (minha geração/meu berço/minhas doenças/ minha genética etc); - presente: “Tu és Simão” (Jesus conhece meus pensamentos/nome (“Zaqueu, desce depressa porque hoje me convém pousar em tua casa”), em sua Onisciência sabia o nome de Zaqueu sem nunca ter convivido com esse publicano a serviço de Roma, coletando impostos - futuro: ““Te serás chamado Cefas, que quer dizer Pedro”.

(b) Os ciganos dizem conhecer o futuro, mas não conhecem nada. Basta perguntar-lhes para dizerem qual foi nosso passado (nada poderão dizer) e tudo não passará de invenções.

JESUS CONHECE TUDO DE NÓS! Passado, presente e futuro.

2ª Lição:

II- SER PARECIDO COM PESSOAS DE BOA INDOLE É SEMPRE GRATIFICANTE

2,1 João, o Batista, Elias, Jeremias ou um dos profetas/ Homens de Deus/bom caráter

2.2 Entenderam que Jesus era um dos de boa índole

2.3 A aparência de Jesus entendeu a multidão jerosolimitana que poderia Ele ser um dos profetas citados, certamente por causa de seus temperamentos

2.4 Jesus tinha em seu temperamento os 04 tipos de temperamentos: colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico.

3ª Lição:

III- SER CONFUNDIDO COM JESUS É UM GRANDE PRIVILÉGIO

3.1 Exemplo com Sadu Sundar Sing (o famoso cristão Indiano): menina foi atender à porta. Voltou correndo e disse: “Está lá fora um homem parecido com Jesus”. (Era o Sadu).

3.2. ELIAS (cujas orações eram respondidas de imediato) / SEVERO, mas parecido com Jesus

. JEREMIAS (sofredor, optou pela teologia da não-violência) / FINO E MANSO, mas semelhante ao Mestre dos mestres

. JB (profeta da transição entre a velha e a nova dispensação) / (COLÉRICO QUE SE IRRITAVA COM COISAS ERRADAS, porém semelhante ao seu sucessor que um dia se irritou com os cambistas (ou vendedores de bugigangas em pleno pátio do templo)! (Mas é preciso saber que Jesus se irritou e não pecou (“Não se ponha o sol sobre a vossa ira!”) Jesus chicoteou mesas e cadeiras, jamais as pessoas dos cambiadores – o que é bem diferente de quem esmurra as pessoas!

Jesus não se revoltou também para com políticos, civis ou militares romanos, mas sua indignação se dirigiu aos religiosos do templo, porque Ele foi um revolucionário no sentido de disciplina e zelo para com a “casa de oração”, mas jamais no sentido subversivo, como já se pensou e já foi dito erradamente por alguém.

3.3 É provável que Jesus tivesse um pouco desses quatro (04) temperamentos: MANSIDÃO/ ENERGIA/ RIGOR DE CADA TEMPERAMENTO.

CONCLUSÃO: Com quem a gente se parece? O que dizem os homens a nosso respeito? Como Deus nos vê? Se tivesse que ouvir o parecer de Jesus cara a cara com você, como Ele diria a seu respeito e qual seria a sua reação? Independente dos comentários de Jesus a seu respeito na presença de seus colegas, como você reagiria?

Muniz Freire, agosto de 2008 – Fernandinho do forum