O MAIOR MANDAMENTO

O MAIOR MANDAMENTO – Marcos 12.28-34

Introdução: Um Escriba pergunta a Jesus qual é o maior dos mandamentos.

Jesus dá a sua resposta, como sempre, enfática, direta e fundamentada em tudo aquilo que havia estudado na lei de Moisés com os comentários que iam “além da letra da lei”, pois sempre deixava seus ouvintes repletos de espanto e de corações cheios. (Com exceção dos que não queriam segui-lO!)

Nesta oportunidade, Jesus responde bem e quem fez um ótimo comentário sobre a sua resposta foi o seu interlocutor Fariseu, merecendo em seguida uma teológica afirmação de Jesus a seu respeito! (Diga-se de passagem que o NT sempre que fala de um fariseu não é somente para desmascará-lo, mas também para reconhecer algumas de suas virtudes (é só lembrar daquele Fariseu que recebeu Jesus em sua casa, dando-lhe um banquete e outros). Jesus sempre soube ver e salientar virtude nos outros e isto trazia para o seu caráter a fama e o respeito até de seus ferrenhos inimigos!

A questão agora, é, “Qual é o maior dos mandamentos!”

I- QUESTIONANDO A TESE

1.1 é importante saber qual vem primeiro?

1.2 Não é mais importante viver do que saber?

1.3 Saber dá rumo às coisas, mas viver o amor traz felicidade para todos

II- NA RESPOSTA DE JESUS ESTÁ A APLICAÇÃO AMPLA DO AMOR (vv 29-31)

2.1 Jesus resume os mandamentos em UM que, segundo Ele, deve ser bifurcado em DUAS DIREÇÕES:

(a) amar a Deus (vv 29 e 30)

(b) amar ao próximo como a si mesmo (v 31): o que é difícil, mas não impossível. (Isto contraria a idéia atual de “Auto Estima”, como se o ser humano naturalmente não gostasse de si!) Ora, o ser humano é naturalmente egocentrista. A Auto Estima da modernidade está fora de cogitação!

III- NO FIM DO DIÁLOGO PARADOXALMENTE TUDO FICOU BEM PARA O FARISEU

3.1 o Fariseu elogia a Jesus (vv 32 e 33)

3.2 o arremate de Cristo traz uma afirmação de que Ele estava enxergando no Fariseu a sua posição em relação ao Reino de Deus: (v 34) “Não estás longe do reino de Deus!”

CONCLUSÃO: - Temos sabido viver este mandamento do amor? - Te-mo-lo aplicado em nossas vidas nas duas direções conforme ensinou-nos o Mestre? - Qual a sua posição em relação ao mandamento do amor (Isto faz diferença para nos colocar longe ou perto do Reino de Deus!)

- Veja como Jesus vê as pessoas! Você enxergaria algo de bom em algum Fariseu? - Tem uma agudeza tal que também sabe ver algo de bom em todo tipo de pessoa? – Jesus não veio “apagar o pavio que fumega”. Um pouco de luz em todo tipo de caráter Ele quer transformar em pleno farol para conduzir a todos neste mundo para a Eternidade de seu paraíso!

Muniz Freire, setembro de 2007 – Fernandinho do forum