A Boa Nova de Jesus (Lc 12,49-53)

Jesus continuou:

- Eu vim para pôr fogo na terra e como eu gostaria que ele já estivesse aceso! Tenho de receber um batismo e como estou aflito até que isso aconteça! Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão. Porque daqui em diante uma família de cinco pessoas ficará dividida: três contra duas e duas contra três. Os pais vão ficar contra os filhos, e os filhos, contra os pais. As mães vão ficar contra as filhas, e as filhas, contra as mães. As sogras vão ficar contra as noras, e as noras, contra as sogras.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Comentário por Elian Bantim

O Evangelho de hoje é a continuação do de ontem, que retratava sobre a vigilância. Aqui, Jesus é bem enfático e contundente ao afirmar que veio pôr fogo na Terra. Mas calma, caro leitor, o fogo a que ele se refere é o fogo do amor, que abrasa os corações, aquele mesmo fogo que os discípulos de Emaús sentiram quando, ele, Cristo, narrava as escrituras. E eu penso, cá comigo, que esse fogo ainda está longe de se concretizar. Ligado a isso, está a outra parte do Evangelho que fala da divisão entre as famílias. Por quê? Por causa desse amor que não atingiu sua plenitude e aí vem as separações, as desavenças, as intempéries, porque faltou o tempero do afeto.

Veja, meu irmão, que parte interessante e profunda, quando Jesus diz: Tenho de receber um batismo e como estou aflito até que isso aconteça! Jesus aqui quer demonstrar a imensidão do seu amor por nós, ao ponto de dá a vida. Ele fala da sua morte. É o amor incondicional que ele quer provar, é como se dissesse: Façam o que eu vou fazer, amem até as últimas consequências, mas isso só foi possível porque fui obediente ao meu Pai, ao projeto pelo qual ele me enviou e por isso não houve divisão entre mim e ele.

Amemo-nos uns aos outros, procuremos fazer acontecer a paz tão almejada, sem subterfúgios. Que esses valores comecem dentro de nossos lares, para depois serem propagados na nossa convivência externa. Hoje as famílias, infelizmente, perderam a noção de valores, como a obediência, a partilha, a compreensão, é cada um por si. A tão falada violência que se ver todos os dias nos noticiários, é resultado de uma família desestruturada, sem amor, com membros isolados dentro da própria casa; almoçam no quarto, jantam no quarto, lancham no quarto e esquecem de partilhar os momentos juntos, reunidos em torno de uma mesa.

Meu irmão, deixe esse fogo, que Jesus já trouxe, tomar conta de você, foi para isso que Ele veio ao mundo, despejar esse fogo, que muitos ainda nem se deram conta. Portanto, deixe sua casa incinerar de tanto amor, o amor que cura, que alimenta, que fortalece, que preenche todo o vazio da sua alma, o amor ágape. Pensemos nisso!

Assim seja!

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 25/10/2012
Reeditado em 29/08/2013
Código do texto: T3951201
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.