QUANDO O BEM-VINDO É IMPERTINENTE

(esboço) - QUANDO O BEM-VINDO É IMPERTINENTE – 2 João vv 10 e 11

Introdução:

Nos conclaves, nos congressos e assembléias similares é sempre bom ouvir palavras de “boas vindas”. Há outras ocasiões especiais em que, ser recebido com “boas vindas” solenes ou não nos deixam bastante a vontade. Caso típico quando alguém é recebido em cidade de interior, na mesma rua ou nos bairros pequenos, onde muitos (quase todos!) se congratulam recebendo o novo morador com calorosas recepções! Que bom quando as pessoas mas simples se sentem enxergados pelas demais pessoas de mais requinte!

Mas quando o contrário ocorre, as pessoas se sentem pequenas e sem lugar até para por as mãos! Se sentem escorraçadas! Há inúmeros casos assim na humanidade!

Infelizmente existe o Bem-Vindo impertinente, quando ele ocorre?

I- Quando se tem conhecimento prévio de que o visitante é de péssimo caráter

II- Quando se sabe de antemão que o que motivou a vinda de alguém a um certo meio não foi a paz, mas o caos.

2.1 Ilustração: Caso de alguém que se hospedou na casa alheia e matou o dono

III- Quando alguém que chegou, trouxe em sua bagagem uma granada para explodir ou tem em seu corpo várias delas.

3.1 Exemplo dos “Homens-bombas” dos talibãs, do terrorismo árabe etc

3.2 Pior ainda é trazer consigo as granadas ou bombas das palavras duras e destruidoras de vidas

IV- Quando novo hóspede traz consigo o gérmen ou as sementes das falsas doutrinas

4.1 os gnósticos, contemporâneos do apóstolo João

4.2 o verso 7 fala dos enganadores de falsos ensinos. Chegam com aparência de piedade, mas a ciência, o seu conteúdo é falso.

4.3 não crêem, não confessam a doutrina da encarnação de Cristo.

4.4 o verso 10 diz que não se deve receber os falsos mestres; e o verso 11 diz que não se deve nem saudá-los.

CONCLUSÃO: Não aconselho a ninguém ter comunhão com os falsos mestres, que desprezam os ensinos de Cristo, pois viver de mãos dadas com eles é ter a desaprovação de Cristo. É preciso fugir antes que as suas insinuações possam influenciar os mais fracos ou os iniciantes na fé cristã.

Muniz Freire, 15 de janeiro de 2007 – Fernandinho do forum