AS LIÇÕES DO OLEIRO

(esboço) AS LIÇÕES DO OLEIRO Jr 18.1-6

Introdução:

Apesar deste texto se tratar do primeiro texto que aprendi (sozinho), em minha adolescência, pois versa sobre dois temas que, mesmo sendo ambíguos da Bíblia (Soberania Divina e Vontade Humana ou Calvinismo x Arminianismo), há embasamento para ambos, no entanto, não quero expor aqui questões ou idéias doutrinárias, apenas lições morais e espirituais que saltam à vista. Vejamos ...

I- LIÇÃO DO SOLITÁRIO - (v 2)

1.1 “desce” sozinho, foi a ordem de Deus ao profeta;

1.2 em chegando ao seu destino, deparou-se com outro homem só, trabalhando em sua casa;

1.3 Dois homens que passam a maior parte do tempo sozinhos têm sempre maior afinidade – eles se dão bem. Um profeta e um oleiro. No encontro dos dois é possível compartilhar-se experiências e planos.

1.4 Cristo ficou só no Calvário. Se viu abandonado!

1.5 De um homem só sempre frui obra extraordinária. Os inventores que beneficiaram o mundo com seus inventos é prova disso. A maioria deles foram homens solitários, mas eles deram a sua contribuição à humanidade com os seus grandes feitos que beneficiam não somente às pessoas mas aos séculos que lhes sucederam. Com Jesus isto é ainda mais real!

II- A LIÇÃO DA SUJEIRA - (v 3)

2.1 A casa do oleiro era suja. E, segundo o costume da época, o barro em volta fazia com que quem se aproximasse (de sua olaria doméstica, a empresa familiar da época), se atolasse até a cintura. Que sacrifício, podemos imaginar!

2.2 Foi com essa sujeira que o profeta Jeremias conviveu! (“Desce lá” - foi a ordem de Deus ao profeta).

2.3 Aplicação: Na casa das prostituições, do crime (cadeias e penitenciárias) há sujeira. É possível descer lá em obediência à ordem de Cristo (Grande Comissão), para fazer estudos, evangelismo, canções etc, para ver até que ponto ou até que grau desce a humanidade em sujeira! Para fazer o resgate de todas as camadas sociais, o homem de Deus tem que descer até lá!

2.4 Jesus desceu até este mundo, esvaziando-se de sua Magestade, para nos resgatar! Foi contado com os malfeitores, descendo até eles em sua sujeira de cruz. (Um Ele resgatou antes de morrer!)

2.5 Dois Espias enviados por Josué desceram até a casa de Raabe, mas não se contaminaram. Os moradores de Jericó perseguiram-nos como bandidos, mas ... eles conseguiram o objetivo de levar a mensagem de juízo para aquela cidade e de salvação para a família de Raabe, dizendo que Deus iria (e fez) realizar uma limpeza dentro daqueles grandes muros, numa das mais antigas cidades do planeta!

III- A LIÇÃO DE QUE DA SUJEIRA, DEUS TIRA VASOS DE BÊNÇÃOS

3.1 o lírio nasce do brejo (pantanal);

3.2 a vitória régia (planta do Amazonas) floresce numa grande sujeira

3.3 Quantos homens e mulheres foram resgatados pela salvação de Cristo tirados do submundo da sujeira do pecado!

3.4 Cristo quer resgatar você amigo, que se encontra no mais atolante lamaçal de pecado!

IV- A LIÇÃO DOS CACOS (v 4)

Em Oséias 6.1, lemos: “Vinde e tornemos para o Senhor, porque Ele despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará”

4.1 saiba que mesmo em cacos, Deus não desiste de você!

4.2 A zeladora da casa junta os cacos e põe no lixo. Jesus faz diferente, ele junta os cacos e faz deles um novo vaso (novo homem, nova mulher, novo adolescente, novo jovem, nova jovem ...)

CONCLUSÃO: - O maior oleiro é Deus. A melhor obra-prima para a construção de Deus é o homem. Na casa do Oleiro vemos a Soberania Divina e a Vontade Livre do homem se encontrando. Muniz Freire (ES), na “Academia Swing”, em 27-10-2006.

Fernandinho do forum