ADÃO E SEUS RELACIONAMENTOS

ADÃO E SEUS RELACIONAMENTOS – Gn 1.27 – 4.25

Introdução: Antes de qualquer comentário a respeito do primeiro homem a pisar no

planeta terra, criado por Deus, quero mencionar alguns textos que a ele se refere a Bíblia, direta e indiretamente, pois há muitos que combatem a sua existência, dizendo que Adão e sua história no jardim do Éden não passam de lenda ou mito. Isto foi repetido por um líder religioso, cuja reportagem surgiu na Revista “Veja”, cujo conteúdo completo guardo comigo. Diga-se de passagem, trata-se de um líder muito requisitado na TV e que faz sucesso com composições de músicas religiosas. (Minha sugestão a ele: por quê não compõe letra musical com esta sua babaquice de dizer que Adão foi lenda? Se tem tanta convicção assim, porque não tentar ganhar mais fama e dinheiro com música desse naipe?). Bem, vamos os textos bíblicos Adâmicos: Gn 1.27 – 4.25 (não vou transcrever para não ser contraproducente); Ml 2.15; Sl 62.9; 1 Cr 1.1; Dt 32.8; Textos do NT: Lc 3.38; Jd 14; Mt 19.4-6; Mc 10.6-8; 1 Tm 2.13-14; Rm 5.12-21; 1 Co 15.22 e 45; At 17.26; 1 Co 11.8 e 9; Jo 8.44 e 45; 2 Co 11.3 e muitos outros. Vamos então aos seus relacionamentos:

I- SEU RELACIONAMENTO COM EVA -

1.1 Amava-a com amor incondicional;

1.2 Recebeu-a bem, após ter vindo ao mundo; quando Deus a apresentou a Adão.

Quando Deus criou Eva, tirando-a das entranhas de Adão, o fez pelas costelas. Eva foi osso dos ossos de Adão. O Doutor Aníbal Pereira Reis, em seu livro, “Cartas a uma Noiva” disse que, pelo fato de Eva ter sido tirada das costelas de Adão, “a mulher é mais alma”. Por isso a mulher é mais delicada. Já, pertinente ao homem, disse que “o homem é mais terra”, porque foi formado do barro e por isso o homem é mais rude.

1.3 A vida de Adão mudou em muitos sentidos, quando Deus tirou-a de suas costelas.

1.4 Foi submetido a uma cirurgia, sem cicatriz, e, se tivesse havido cicatriz, a saúde naqueles primórdios dias, lhe caiu bem. (É bem evidente que antes do pecado não havia doenças!)

1.5 A solidão e o vaguear sozinho foram afugentados de sua vida.

1.6 Há de se reconhecer que, por ser bondoso, amoroso e “barra limpa”, deixou as rédeas de seu lar, soltas, algumas vezes, daí, explicar-se as saídas se Eva para coloquiar com a Serpente – que era o Diabo materializado nela.

1.7 É possível que tenha conchilado ou se deparou com “um minuto de bobeira” (descuido humano), para não dizer que era um sonso.

Estou mais a crer que fosse tão amável a ponto do “sono social” lhe haver dominado. Vacilou e a esposa se distanciou e foi “bater papo” com o mais astuto dos animais silvestres, o Diabo incorporado na antiga Serpente, enganosa e cheia de engodos.

1.8 Um cara bom, mas não valorizado pela mulher, que não ouvia a voz de comando do marido, que o deixou para trás, para ir ao léu, no jardim, onde fez uma inocente, mas tremenda asneira que custou alto preço para ambos, cujas conseqüências atingiram a humanidade até os nossos dias!

1.9 É provável que Eva tenha usado o argumento de que um anjo lhe havia trazido mensagem diferente de Deus – o Diabo era o “ex-Lúcifer”, hoje, Satanás e dezenas de outros nomes. (De acordo com o Dicionário Aurélio, o Diabo é 2ª palavra com mais sinônimos no léxico da língua portuguesa. Perde apenas para o termo “cachaça”, mas está à frente de “meretriz”. Veja os dados: cachaça ocorre 143 vezes; Diabo ocorre 110 vezes e meretriz ocorre 95 vezes! Confira). É possível que se transfigurara em anjo, para enganar Eva. Veja o comentário do Apóstolo dos Gentios em 2 Co 11.3.

II- SEU RELACIONAMENTO EM SEU LAR

2.1 Perdeu o seu controle ao não conseguir supervisionar quem estava tão perto de seus olhos. “Tão perto dos olhos, mas longe do coração”! É parte de uma composição musical antiga.

2.2 Vivendo num mundo de inocência, nunca imaginou que o caos social, moral, psicológico, ecológico e espiritual teria início com uma saída (ou várias?) inocente de Eva, em sua própria personalidade e em toda a natureza criada por Deus!

2.3 Nunca pode imaginar que os desdobramentos de um ato insano de Eva, de dentro de seu lar, redundaria em tão trágicas conseqüências que eles (Adão e Eva) jamais poderiam conter ou impedir!

III- SEU RELACIONAMENTO COM DEUS

3.1 Havia esquecido de obedecer ou não teve o senso de guardar a ordem de Deus de não comer do fruto proibido. A ordem fora entregue a Ele por isso, se tornou responsável e, por isso, também culpado.

3.2 Tornou-se um “Maria vai com as outras” Acatou a sugestão da mulher. (Ou foi ordem mesmo. Se fosse hoje alguém chamaria Adão de um “marido banana!”

3.3 Valorizou a vaidade feminina mais do que a Palavra de Deus que lhe fora entregue em 1ª mão.

3.4 Teve mais chance do que a mulher em não executar uma façanha, porque EVA foi seduzida pela Serpente astuta, mas a mulher não induziu a Adão, nem o forçou, apenas praticou o ato diante de seus olhos e entregou-lhe o fruto proibido. Adão se deixou levar. Aí reside o perigo: deixar-se levar por sugestões de outrem que não seja Deus, pelo comando social (ou para que melhor se entenda, deixou-se levar pela tão famigerada “voz do povo” que nem sempre é a voz de Deus!)

3.5 Tentou se esconder, se eximir da responsabilidade, mas se esqueceu ou não havia aprendido da Onisciência de Deus! (Talvez Adão tenha se deparado pela primeira vez com esse atributo Divino – a Onisciência – o que o assustou!

3.6 O propósito de Deus era que aquele casal edênico em quem Ele soprou o fôlego da vida vivesse em comunhão permanente com Deus, não perdesse a consciência de Sua Onisciência de um Deus que tudo vê!

IV- SEU RELACIONAMENTO COM O DIABO

4.1 Adão deu motivo para que o sucesso e o objetivo do Diabo atrapalhassem o plano de Deus.

4.2 Poderia ter somado com a sua mulher e ter lutado contra a idéia diabólica. Se assim procedesse seria 2 x 1 o resultado daquele jogo! Adão e Eva x Diabo. Mas com sua desobediência fez com que a força do Diabo dominasse as jogadas. Resultado: 3 x 0 (Diabo + Adão + Eva). Cada um marcou um “tento” contra o resto da humanidade no jogo do pecado.

4.3 Agora, ambos “perto dos olhos”, mas longe do coração de Deus!

Conclusão: Nos relacionamentos a gente perde ou ganha. Adão perdeu mais do que ganhou. Sofreu más conseqüências e nós também! Até a ecologia sofreu e sofre a sua desobediência. Mas todos nós, seres humanos passamos a ganhar no Novo Adão, que é Cristo, em Quem temos a redenção por seu sangue. Invistamos nele e obedeçamos a Ele!

Muniz Freire, 16- 01 – 2009 – Fernandinho do forum