OS ERROS QUE HERDAMOS DE EVA

(esboço) - OS ERROS QUE HERDAMOS DE EVA – Gn 3.1-7

Introdução: A posição tomada por Eva, no jardim do Éden, gerou conseqüências

desastrosas, passando por Adão e que chegam até a cada um de nós ... Seus erros foram ...

I - NO LUGAR ERRADO

1.1 era um lugar temerário, de risco (Eva sabia disso!)

1.2 deveria estar no lar com o marido, saiu sozinha e o deixou sozinho. (Hoje quem mais reclama de solidão, que está sempre só, é a mulher, mas a sua ascendente é quem começou assim!)

1.3 a fuga feminina do lar, hoje, não é moderna. Isso também começou com Eva. (Foi dar umas voltinhas na redondeza, conversar com estranho!)

1.4 Vejo aqui, nitidamente, o princípio da separação. (Alguém que se cansa do lar e passa e inventar modas! A monotonia para Eva veio mais cedo que em Adão. A emotividade feminina a leva a “mudanças de ares”, mudança de clima, mudança de “cara”, mudança de pelo (quero dizer roupas e maquiagens) e outras mudanças que são próprias das mulheres!)

II - NA HORA ERRADA

2.1 Qualquer momento seria errado ficar de papo com a Serpente ... (que é o próprio Diabo conforme Apocalipse 12.9)

2.2 Conversar com o Diabo não se recomenda a ninguém fazê-lo.

2.3 Há que se considerar que, mais do que certo que a Serpente se desfigurou em “anjo de luz” para enganar Eva (2 Co 11.3), mas na verdade era o próprio Satã.

III - DIANTE DO INTERLOCUTOR ERRADO

3.1 O seu diálogo foi estabelecido com uma entidade espiritual errada

3.2 Há quem, hoje, tenta ouvir “vozes do além”, com pessoas erradas. É a velha história da humanidade que cai sempre em crendices, como se fossem porta-vozes ou oráculos para receber mensagens do nada. O pior que tais mensagens não edificam em nada e nada acrescenta de especial na vida dessas pessoas. Às vezes só derrotas.

3.3 Nossa comunhão deve ser com Deus. (1 João 1.3)

IV - ATITUDES ERRADAS

4.1 cobiçou, desejou tudo que via pela frente. Pior ainda, tudo que Deus já havia alertado para não mexer.

4.2 Diante do 1º e falso intérprete da Palavra de Deus - o Diabo (que foi também o 1º a desviar o ser humano para a desobediência a Deus) Eva não argumentou à altura ou quase nada disse para contestar. Suas atitudes foram passivas, maravilhada e facilmente conduzida pelas artimanhas da Serpente.

4.3 Fracassou, apesar de saber que as insinuações da Serpente eram exatamente o contrário do que Deus lhe havia ensinado.

4.4 Transmitiu ao marido o erro (interpretação desvirtuada) aprendido do Diabo e previamente cometido por ela.

4.5 “A batata quente” que não conseguiu segurar sozinha, foi compartilhar com o marido passivo.

4.6 Por curiosidade dirigiu-se sozinha, mas depois dos problemas surgidos, não sofreu só, foi pedir os ombros do marido para tentar segurar-se. (É muito fácil criar problemas e correr atrás de outro que venha lhe ajudar ou tentar aliviar a carga que a própria pessoa encheu de pesos!) Fez o “palhaço de arame enferrujado, mas não teve como desmontá-lo!”

CONCLUSÃO: Eva espalhou o mal que ela mesma iniciou! Ainda bem que Deus proibiu e coibiu o seu tangimento à árvore da vida. O estrago seria maior – viver eternamente com um corpo corrompido e marcado pelo pecado da rebeldia e desobediência! Por isso, o Senhor pô-la juntamente com o marido, fora do Éden! (Gn 3.22-24)

Muniz Freire (ES), -“Fazenda “Bugari”, 26 de dezembro de 2008 – Fernandinho do forum