Breve texto sobre a sutil universalidade do numinoso

O mar estava caudaloso no meio do oceano, numa tempestade de fim de ano; um marujo tinha-se atirado ao mar enquanto dormia sonambulicamente e fora achado a tempo por outro que vigiava durante a noite; muita chuva e a comida findava, pois ali a comida era escassa: os peixes não conseguiam seguir o caminho deles, pois havia uma corrente marítima imprópria para a pesca; assim, foram seguindo e um dia conseguiram chegar a uma ilha e lá aportaram. Ali encontraram um baú enterrado na areia e, dentro dele, um livro intitulado - Singurati. Viram abaixo uma epígrafe - O livro dos anjos. Pegaram o livro e levaram consigo. Quando retornaram à pátria receberam um bom bocado de ouro de um colecionador pelo livro.

O livro dizia:

Singurati

O livro dos anjos.

Testemunho de Rafael

A vida de um homem não depende de seu corpo, pois a sua existência é por força da vontade de Deus. Se um homem morre como um animal, ele evolui em humanidade e volta ao ciclo das existências; porém, se um homem morre como um Ser, ele perde a roupa carnal, mas permanece vivo como um anjo e vai evoluindo em vida até onde a sua existência puder segundo a vontade de Deus.

Um homem um dia veio à Terra e fez a sua vida segundo a sua vontade e outros homens o imitaram e, assim, seguiu-se um ciclo de existências sucessivas de homens que se libertavam de Deus; porém, um dia, veio um Iniciado e ensinou-os palavras que os guiaram para junto dos anjos, e, assim, os Iniciados foram surgindo e o homem conheceu a palavra de Deus; entretanto, há de vir um homem que traga o conhecimento de Deus e este será chamado de Ser.

Poucos são os que compreendem as palavras de fé proferidas na língua dos homens, pois se se diz obrigado em inglês e em português entende-se diferentemente a mesma coisa, segundo ocasiões diferentes, pois são culturas diferentes; porém, a fé proporciona um entendimento além da cultura humana, que é a linguagem da Essência, por isso aquele que entender e falar a linguagem da Essência será santo e poderá praticar a linguagem dos homens com fé e em nome da vontade de Deus.

A Verdade não vem com o Ser, pois a existência dos homens não o permite; porém, se em verdade for concebido um dom de falar a Verdade, não haverá dúvida da existência desta no sentido universal da palavra realidade; assim sendo, todos poderão conhecer a Verdade, na medida em que suas consciências permitirem.

Não há realidade que se sobreponha à Verdade e, se existir uma realidade e uma Verdade iguais, não haverá realidade além nem Verdade abaixo, porém a Verdade vai além e a realidade é múltipla, mas sempre inferior à Verdade.

Se um homem pudesse dizer a Verdade, ele encontraria a Espiritualidade toda diante de si e jamais veria a realidade; porém, se conseguisse mentir sem parar depois disso, conseguiria o efeito da matéria sobre o Espírito e quintessenciaria-se. Assim, não há homem que possa contradizer a Verdade depois de conhecê-la sem tornar-se Verdade para si mesmo.

O homem que empresta a sua roupa ao próprio Espírito é automaticamente pago pela Existência, pois a sua imagem passa a habitar o mundo das essências; porém, se o corpo é pecador e não serve ao Espírito, o homem vive o sofrimento de que a sua imagem esquivou-se; por isso a Existência não cobra mais do que a roupa do corpo, que é o animal pecador, pois o homem ganha mais em dá-la do que em perdê-la e junto com ela a sua imagem.

A Essência que adentrar os portões da Terra, será automaticamente relegada à vida mundana e hipócrita dos seres humanos, pois, se um homem aprende por intuição e é gênio, a Essência deve fazê-lo e dizer o que é mais fácil simplesmente por estar num patamar superior e, por isso, humilhar-se com a inferioridade abaixo de seus inferiores; ou seja, a Essência real, em Verdade, é louca e sua loucura é ser sóbria.

A mulher que quer agradar ao seu marido não deve ler os sonhos dele, pois, se o estima, deve acreditar que ele entregou o seu coração a ela; porém os sonhos de um homem jamais findam ou são esquecidos, por isso deve contentar-se com o seu homem e deixar os seus sonhos de lado, pois jamais serão dela, pertencendo somente aos anjos; entretanto, não se deve preocupar se um sonho vier a ele e o desvirtuar da relação deles, pois os sonhos só são realizáveis ou concretizáveis quando ele não está a serviço de seu coração, e o coração de um homem sempre está a serviço dos que o amam, caso contrário o homem deixa de ser real e vira sonho e, assim, não deve ser levado a sério e o seu corpo passa a ser a essência do amor deles.

Assim, a existência de Deus não pode ocorrer segundo a compreensão humana, pois todos os conceitos que se dirigem a ele estão voltados para identidade divina do homem, por isso Deus trará pensamentos e não cultura e linguagem; ou seja, Deus não se comunica como os homens, sendo apenas idéia, enquanto comunicação, o que transmite, por isso o homem, para entender Deus, deve falar a linguagem mais próxima a ele, que é a do inconsciente, ou seja, os pensamentos; esse é o objetivo da Essência e somente tornando-se ela o homem chegará perto de conceber Deus; entretanto, para ser Essência, o homem deve ser completo segundo toda a cultura humana no sentido de produzir um conhecimento que englobe tudo; mas, para isso é preciso pensar com o coração através dos sentimentos perfeitamente trabalhados e sentir com o cérebro através dos pensamentos ricamente estruturados por valores humanos de forma honesta e coerente com os ensinamentos morais da humanidade.

Testemunho de Uriel

O mundo terreno não pode ser mais rígido do que o celestial, visto que o homem ainda está em ascensão, mas os Espíritos jamais quebram as regras que diferem o Céu da Terra, surgindo de vez em quando para os sentidos desenvolvidos para o Espírito nos homens; entretanto, Jesus Cristo era matéria e ascendeu aos Céus como homem, quebrando as leis materiais.

Segundo alguns homens, Deus não existe, pois não o vemos; porém, se se derem conta do que estão dizendo, perceberão que estão admitindo que o mar é inalcançável, pois não o cobrem com os olhos. Entretanto, os homens usam a tecnologia para tirar fotos de satélite do mar, mas Deus também pode ser visto por uma tecnologia: O amor; e, embora muitos dizem senti-lo, o amor verdadeiro só pode ser sentido por quem o usa em Deus.

O sentido da matéria ser indestrutível e transformável é explicado pela chaga de Cristo, pois a dor de Deus em Jesus foi tamanha que a matéria transformou-se em Essência e a sua existência, eterna; por isso o homem não deve amar as leis da matéria mais do que as espirituais, pois Deus dá o caminho: A matéria virará Espírito quando a paixão de Cristo existir em cada homem e em cada mulher.

A idéia geral de Deus para o homem é a de bondade, benvolência e santidade, porém ele esquece de que Deus criou tudo: Não há nada que ele não saiba ou não queira, contanto que se passe da forma como ele previu; porém, se o homem de fé acredita em Deus de forma a pensar nele e passar todos os seus pensamentos para ele, será julgado e, se merecedor, terá todas as provas vividas com a segurança do Senhor.

O reino celestial não pode vir para a Terra sem o concurso de um Inferno, pois o homem abriga em seu Espírito um sentimento gradativamente sedutor para os instintos animais em relação à matéria e, por isso, pecaminosos; assim, o homem deve esperar que os anjos combatam demônios e a luta mostrará o caminho evolutivo do homem que deve trocar o demônio pelo anjo e, dessa forma, merecer o reino celestial; e, quando um homem o fizer, o Céu descerá à Terra e os homens conhecerão a face de Deus em seus corações.

A regência de um reino é feita por um nobre, mas a substituição de um Deus é feita por um anjo; porém, se um anjo um dia será Deus, um nobre um dia será rei; entretanto o homem não mais é guiado por reis nem por religiões, pois está escrito que a lei é a força que une e destrói e aquele que não está sob o seu poder está livre de usufruir dos dons que ela tem para oferecer; por isso, os seres celestiais não mais dirigem-se aos homens por regras e moral, mas por exemplos e seguem as leis divinas como se as humanas tivessem deixado a caridade sem lugar, pois não se nomeiam, mas vem e vão dando lugar aos nomes humanos, que, um dia, serão conhecidos no reino celestial.

O sentido da evolução espiritual humana é o da justiça e da caridade, mas há um outro sentido a considerar que não é o desapego da carne, mas a sublimação do amor e a transmutação da matéria no sentido ascendente até a forma angelical e, continuando a evoluir, passando por Deus e Homem, atinge-se a natureza espiritual da matéria.

Assim, o homem jamais será Deus, pois, se a evolução do homem é Deus, a evolução de Deus é para níveis de perfeição mais elevados, mas não mais a perfeição relativa nem absoluta, mas a perfeição coletiva para a qual todos tendemos a ir; ou seja, enquanto todos não forem deuses, haverá sempre a evolução coletiva na luta para a evolução geral.

Testemunho de Nathanael

O mundo não é regido pela lei do Espírito, mas a lei de amor deve ser aplicada tanto num quanto no outro; porém a existência material impede o veículo dos fluidos espirituais que animam as forças que coagem os seres a cumprirem as leis do Espírito, pois a matéria impede a passagem de valores e significados, ocorrendo o processo de comunicação na seguinte sequência: Som - meio - ouvinte - significante - significado. Dessa forma, há uma maior necessidade de raciocinar para os seres materiais do que para o Espírito, que sente os valores.

O sentimento que o homem precisa para ser senhor de si mesmo e encontrar forças para sanar o mal que encontra é o amor, por isso aquele que não ama vai de encontro ao caminho do bem e poucos conseguem transformar a própria realidade sem estar no caminho do bem.

A existência do homem deve-se a um fator de identidade da matéria com Deus, porém a matéria não explica a vida inteligente tão bem quanto o Espírito e a fé destaca-se dela, atingindo graus de consciência tão elevados que se passa a intuir aquilo a que denominamos Deus; por isso o significado da existência humana está escrito pelos valores religiosos, que dizem respeito às forças que fazem o coletivo evoluir; porém não somente a vida evolui, pois os seres concretos são matéria e esta acompanha aquilo de que dela é feito e, caso não se evolua, o pó volta ao pó.

O excesso de amor é prejudicial para a existência animal, mas, se o amor é usado para um bem maior pondo-o em prática, ele torna-se uma força poderosa e benéfica que transforma a vida material numa existência anímica rumo à ascensão atemporal, produzindo frutos onde pisa e transformando o mal em bem; e essa força poderosa e benéfica é Deus.

Assim, a força que o bem produz é a consciência de Deus e saber que Deus existe é o fruto da prática do bem.

Testemunho de Miguel

O mau que Deus faz não pode ser concebido tal qual o produzido pelo homem, pois o fruto da maledição humana é fraco e covarde, porém o fruto da competência maligna e divina é produzido pelo numinoso e, por isso, transforma o mal em bem; quer dizer que o prejuízo do mal que Deus causou é o benefício que os anjos colherão amanhã após a evolução do prejudicado, que ganhará talentos.

O enigma da existência de Deus está revelado na aparição de um anjo à Espiritualidade, porém os homens não o decifraram e estão longe do Céu, por isso esperam evoluir e voltar ao Paraíso; porém o Homem virá trazer e fazer cumprir a vontade de Deus e todos os homens poderão compreender o mistério da existência.

A continuidade da vida num planeta depende da vontade com que os homens querem evoluir, porém quando há homens e o futuro é ter; entretanto a vida permite a relação entre o bem e o mal como a do feio com o belo, pois o amor tudo transforma e a bondade é consentida por Deus aos que não sentem a opulência dos talentos vitais; por isso o bem faz-se de graça e recebe-se de bom grado, mas o mal é muito bem pago e recebe sempre seu troco.

A música dos anjos não é linguagem como a humana, mas uma sinfonia consoladora e sofredora que detrói os orgulhosos e auxilia os aflitos, humilha os egoístas e ampara os desgraçados; porém há como falar como uma anjo, mas é uma arte mágica e requer conhecimento moral de místico espiritualista, pois o homem ignorante não está preparado para representar os anjos, mas o religioso do misticismo angelical está; então a única forma de não enlouquecer com a voz angelical é seguir todos os seus pensamentos como se fossem seus.

A revelação de Deus não pode ocorrer nem por homem nem por anjo, porém, se Deus for homem, não haverá Espírito; mas, se Deus for anjo, o mundo aguardará a vinda dele até que outro anjo assuma seu lugar e lute para ser aceito pelos anjos; por isso, Deus é onipotente e onipresente e não há pários para ele, pois é absoluto em tudo; porém há uma forma de ele revelar-se e essa forma é a esperança na fé que depositamos nele por o amarmos.

Assim, a essência do amor é Deus, que é o bem supremo.

Ulisses de Maio
Enviado por Ulisses de Maio em 06/08/2013
Reeditado em 06/08/2013
Código do texto: T4422417
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.