O Melhor Testamento do Mundo – Hebreus 9.16,17

Introdução:

1. O testamento entre os romanos desfrutava de grande favor. Diziam estes que tal ato era de direito público, constituindo de certa forma, uma vergonha morrer sem deixar testamento.

2. Tão persistente era essa mentalidade que, muito tempo depois, quando alguém falecia sem testamento, pediam os herdeiros permissão para testarem em nome do extinto, em favor de um mosteiro ou hospital, para “salvarem a honra do finado”. (Que mentalidade e que lei maquiavélica essa! No fundo mesmo, para mim, a honra a ser salva não era a do finado, mas a dos administradores espertinhos dos mosteiros e hospitais ou outra instituição beneficiada!)

3. Entre os “Bandeirantes” encontramos também o mesmo apego ao testamento, a mesma idéia romana da superioridade da sucessão testamentária.

4. Em nossos dias, essa forma de sucessão ainda encontra adeptos fervorosos identificando o testamento até com a própria liberdade.

5. Um certo civilista (Troplong) disse que “o testamento é o triunfo da liberdade no direito civil”

6. Washington de Barros Monteiro define o testamento da seguinte forma: “Testamento é o ATO UNILATERAL e GRATUITO, de natureza SOLENE, essencialmente REVOGÁVEL, pelo qual alguém dispõe dos bens, para DEPOIS DE SUA MORTE ou DETERMINA a própria vontade sobre a situação dos FILHOS e OUTROS ATOS DE ÚLTIMA VONTADE”. (Os grifos são deste articulista)

7. Jesus também dispôs em testamento. Ele também declarou solenemente sua última vontade, antes de enfrentar a morte. Ele deixou ainda um testamento, que é o MELHOR DO MUNDO! Mais rico! Mais desejável!

8. Por quê é o melhor testamento do mundo?

I- PORQUE EM SEU ATO UNILATERAL, GRATUITO E SOLENE HÁ UM SÓ MEDIADOR – 1 Timóteo 2.5

1.1 No testamento dos homens há testamenteiros (presentes a todos os atos, em caso de testamento público. Uma condição “sine qua non”, a presença dos testamenteiros, caso contrário, estando ausentes os tais torna-se nulo o ato dispositivo)

1.2 No de Cristo há um só testamenteiro, que é o mesmo testador – Ele mesmo!

II- PORQUE DISPÕE SOBRE BENS ESPIRITUAIS

2.1 no testamento civil, o testador dispõe sobre bens materiais: imóveis, móveis, semoventes, direitos autorais etc

2.2 no de Cristo, Ele dispõe sobre salvação da alma, amor, paz, alegria, fé, mansidão, santidade, justiça etc...

2.3 Tem que ser o melhor

2.4 Os bens espirituais são eternos, imperecíveis

2.5 Vamos tomar posse deles?

III – PORQUE NÃO DEIXA OS LEGATÁRIOS DECEPCIONADOS

3.1 Não morrem à míngua. Não ficam falidos.

3.2 A Revista “VEJA”, de / / , página , publicou que Elizabeth Taylor (Liz Taylor) teve grande decepção quando foi aberto o testamento do famoso cineasta americano Richard Burton – é que NADA HAVIA PARA ELA naquele testamento. (Liz foi uma de suas amásias).

3.3 Há riquezas no testamento de Cristo.

3.4 Os que buscam, encontram; os que batem, abrir-se-lhes-á; os que pedem, recebem ... (Mateus 7.8).

3.5 Na Epístola de 1 Pedro 1.3,4 diz que: “Deus nos gerou para ... uma herança incorruptível, incontaminável e que não se pode murchar, guardada nos céus para nós”.

3.7 Em Mateus 25.34, se diz que temos por herança o reino “preparado desde a fundação do mundo”.

IV- PORQUE NÃO PODE SER REVOVADO

4.1 Na Carta aos Hebreus 7.21 diz-se que: ... “Jurou o Senhor e não se arrependerá”.

4.2 Ainda na mesma Carta (Hb 8.6) se lê que Cristo alcançou ministério mais excelente, pois é mediador de um melhor concerto (testamento) que está confirmado em melhores promessas.

4.3 Paulo, escrevendo aos Gálatas (Gl 3.15, 17) diz: “se o testamento de um homem for confirmado, ninguém o anula, nem o acrescenta”.

4.4 O de JORGE GUINLE (o pintor) foi revogado por um anterior. Seu amigo Marcos perdeu a herança de um testamento, pois Jorge Guinle, 38 dias antes de sua morte fez disposição testamentária em favor de sua esposa DOLORES, em Nova York.

Marcos perdeu uma fortuna:

- Um Apartamento no Leblon; - Conjunto de salas comerciais no centro do Rio; - Aplicações em Ações e Poupanças; e, - Suas obras de Pintor.

4.5 O testamento de Cristo é irrevogável, pois a confirmação é divina.

4.6 As “Sete Frases da Cruz” não podem ser revogadas.

V- PORQUE É FEITO COM BASE NO AMOR

5.1 Tudo que temos (recebemos) de Cristo, foi por amor. / “Nós o amamos, por que Ele nos amou primeiro” (1 João 4.19). / “Deus ama a todos” / “Ele quer que todos se salvem” / “Não faz acepção de pessoas”.

5.2 O testamento dos homens é feito com base em paixões, preferências e interesses;

5.2.1 Um pai, às vezes, dá a um filho, mas deixa os demais sem receber sua parte;

5.3 Alguns testamentos humanos são feitos para se vingar de alguém.

5.4 Outros são feitos para zombarem de seus inimigos, como o de LUIZ XVI (da França).

5.5 Outros, para deserdar herdeiros (Inúmeros casos neste mundo), em virtude de infringência legal por parte daqueles contra seus genitores ou ascendentes.

Conclusão:

1. Portanto, amigo, venha tomar posse dos bens deste Melhor Testamento do Mundo – tua salvação.

2. Se você é filho indigno, há sempre uma forma de se reabilitar. Experimente!

3. Você pode conhecer as disposições do Testamento de Cristo a qualquer momento – estão na Bíblia – ao seu alcance.

4. Ilustração da velha que arrematou em leilão o quadro do filho do Ricaço. Ninguém queria arrematar o Quadro. A velhinha o fez com alegria! (Não sabendo que havia, por trás do quadro, um testamento em favor de quem, estimando o filho do Ricaço, arrematasse aquela obra caríssima). Se você ama a Cristo, vai querer também seu quadro do Calvário, com a diferença que não precisará pagar nada!

Muniz Freire (ES), setembro de 1986

Fernandinho do Forum