As LIÇÕES com A ARCA de NOÉ – (Gênesis 7) / esboço

Introdução: A Arca de Noé foi um grande barco construído em tempo antediluviano / O aviso de Deus para a geração nos primórdios da humanidade, tendo como patriarca referencial, o longevo denominado de Noé (sem sobrenome, pois naquela época não se registravam nomes de famílias). A referência maior era sua probidade moral e sua obediência ao Deus Único, do Monoteísmo que “andava com Deus”. O que Noé fez para Deus em termos de tecnologia, podemos dividir em três fases, da seguinte forma:

I- ANTES DE ENTRAR NA ARCA (antes do dilúvio)

1.1 construção, trabalho;

1.2 críticas (Não “deram bola” para os avisos de Noé)/ “Arca prá quê?”/ “Velho caduco!”/Qual o local para este grande barco?”

1.3 expectativas criadas

1.4 obediência a Deus de um homem diferente

1.5 suas convicções não afetaram ninguém/ ninguém queria ouvir/ velho sozinho

- pregava suas convicções, trabalhava com persistência.

II- DENTRO DA ARCA (permanência provisória)

2.1 fechou-se a porta (c/c Mt 25.10 fine) / balançava, mas não causava enjôo, pois a farmácia e os remédios eram o próprio Deus.

2.2 convivência com situação difícil: dentro deve ser ruim, apertado, calor, mau cheiro, ruído, pouco espaço, claustrofobia, mas inspirava livramento (finalidade da arca); /

2.3 paciência/ espera/ planos/ esquecimento da vida anterior / confiança/ esperança, mas NÃO ERA LUGAR IDEAL;

2.4 permanência provisória / Quem trabalha “alto mar” (Petrobrás);

2.5 enjaulados;

2.6 Ah! Que bom a situação do mês ou dias anteriores??? (Aplicação: Você passou por crises pensando nos meses de liberdade quando você tinha um mundo ao seu dispor?)

2.7 DENTRO, péssimo, sujo; mas fora, havia DILÚVIO e MORTANDADE!!!

2.8 Reclamar do ruim presente não é a solução! Lembrar o passado que já não existe não é produtivo nem o melhor remédio para enfrentar o futuro!

2.9 Permaneça por enquanto na Arca, não queira voltar atrás! (Gn 8.7a) – o CORVO vinha e voltava! Não permanecia (Gn 8.8, 9) – a POMBA também voltou! (Gn 8.11) – POMBA bis. Desta vez trouxe consigo um ramo de oliveira no bico/ OLIVEIRA, símbolo de fertilidade!)

2.10 Aplicações: MACACO pulou. Cachorro abanou o rabo (amigo que percebe a alegria do dono).

III- FORA DA ARCA (após o dilúvio)

2.1 LÁ FORA tudo estava acabado! Seco! Murcho! Enlameado! Arriado!

2.2 Muitos entram na caverna da vida e não querem sair.

- Moisés entrou na caverna do desânimo (e disse): “xxx” - Números 11.14,15;

- O Profeta Elias, na caverna do medo (medo de Jezabel) - 1 Rs 19.4;

- O Profeta fujão, Jonas, entrou na caverna da fuga da responsabilidade - Jonas 1.5;

- Noemi quase entra na caverna da desistência das batalhas da vida – Rute 1.20;

2.3 É preciso sair das cavernas! Sair da Arca! (Ela não foi feita para habitação perene!)

2.4 FORA DA ARCA, Noé teve DESCANSO das chuvas, da monotonia! (Gn 8.4)

2.5 Teve momento de culto a Deus (1ª providência de Noé: erigir um altar para cultuar ao Deus Único e Verdadeiro, o Deus do Monoteísmo – Gn 8.20) / É preciso lembrar que o culto ao Deus Único começou antes de Noé: (01) com Adão que Deus lhe havia ensinado a sacrificar animal que sangrou, aproveitando a pele (couro) para confeccionar vestimentas para se cobrir (Gn 3.21), e, (02) no tempo do nascimento de Enos, filho de Sete, “quando se começou a invocar ao Senhor” (Gn 4.25).

2.6 Um certo adepto da Nova Era, disse a um grupo de acampantes que o culto dos Judeus (do Deus monoteísta do judaísmo) começou com as reformas do Rei Josias. Ledo engano! Que anacronismo! Tive que repetir três (03) vezes para ele que tudo começou em Gênesis 4.26! Talvez com mil anos de diferença ou quase este tanto!

CONCLUSÃO: - O nosso tempo ANTES, DURANTE e APÓS a Arca é a trajetória de nossas vidas a partir de quando aceitamos a Jesus em nosso coração!

- Quando entramos devemos deixar tudo para trás!

- Dentro da ARCA foi algo provisório, pois Deus quer mais de nós – quer nosso compromisso!

- O sol volta a brilhar se passarmos pela ARCA DA SALVAÇÃO, que é Cristo;

- No silêncio de Deus, quando nada ouvimos, senão o sussurro de um vento que pode trazer tempestade, Deus quer nos ensinar coisas melhores. Ele está nos preparando para o pós temporal.

Muniz Freire, 23 de março de 2008

Fernandinho do Forum

(Leia ainda o (s) artigo (s) “As Lições com a Família de Noé”; “A Arca de Noé e o Titanic”; “A Arca de Noé e o Salão e Santa Maria (RS)”;