A LIBERDADE... "A liberdade dos BEIJA-FLORES, A liberdade das CORES, A Liberdade de dialogar com os pássaros...".

Beijos dos Beija-Flores.

Mensagem escrita pelos Beija-Flores...

Prezados leitores. Já relatei o acidente ocorrido com o meu irmão caçula Henrique Martins Cardoso. Na linguagem da medicina, ou seja, no “MEDICINÊS”, somos acostumados a usar uma classificação que varia do grau I ao grau IV, que às vezes é abreviada assim (+), (++), (+++) ou (++++), - um modo de avaliarmos a gravidade de uma patologia.

No caso do Henrique o traumatismo foi classificado como sendo do grau III, ou seja, (+++).

As preces e as orações dos Beija-Flores, dos familiares e dos amigos, foram tão fervorosas, que a cirurgia realizada nele, foi revestida de absoluto sucesso. Repetindo, o “ato cirúrgico” foi absolutamente bem sucedido.

Henrique encontra-se na fase pós-operatória imediata, o que requer cuidados muito especiais. Portanto, Beija-Flores, familiares e amigos continuam rezando com muito fervor.

No caso do traumatismo em questão, houve a participação de uma motocicleta imbecil e de um carro idiota. Os Beija-Flores, além de adorarem o néctar das belíssimas flores, cantam, pensam, falam e escrevem divinamente bem. Coisa de DEUS.

Um dos Beija-Flores conversou comigo deliciosamente e disse: No caso do seu irmão, o semáforo (também participante do acidente) tem cinco cores. A cor roxa, a cor vermelha, a cor amarela a cor verde e a cor branca. “A esta altura, os meus neurônios cerebrais começaram a esquentar de tal forma, que até os neurônios da raiz dos pés começaram a tremer”.

Suavemente o Beija-Flor continuou sua aula multicolorida. A cor roxa faz parte do mundo místico, da magia, do mistério, da tristeza, da depressão e da melancolia. O roxo é uma das cores litúrgicas na Igreja Católica que se usa no período da QUARESMA ou nas MISSAS pelos MORTOS. Pronto! “O tique-taque do meu coração trabalha normalmente no ritmo de 80 batimentos por minuto. Sabem o que aconteceu? Disparou para 120 batimentos por minuto!”

Calma disse-me o Beija Flor. A lesão do seu irmão foi grau III (+++). A cor roxa no nosso semáforo é grau V, que nem existe na medicina.

Continuou o Beija-Flor: A cor vermelha simboliza a elegância, a paixão e a liderança. Mas, no caso do nosso semáforo, significa PARE ou PERIGO! “Minha taquicardia baixou para 110”.

Continuou o Beija-Flor “Arco-Íris”: A cor amarela simboliza alegria, criatividade e juventude. Porém no nosso semáforo significa ATENÇÃO! “Minha taquicardia baixou para 100 batimentos por minuto”.

A cor verde simboliza calma, esperança, perseverança, vigor. Entretanto, no nosso semáforo significa PODE PASSAR! LIVRE!

A cor branca simboliza inocência, paz, pureza, sinceridade, verdade. A cor branca não existe no nosso semáforo, todavia, existe na medicina.

Fui pegar meu aparelho de medir a pressão arterial. A pressão estava em 120 por 80 e os batimentos cardíacos estavam nos normalíssimos 80. Quando olhei em direção ao Beija-Flor “Arco-Íris”... Ele tinha desaparecido. Fiquei a imaginar... Que rapidez...

Retornando ao mundo real, a cirurgia do Henrique foi muito bem sucedida, conforme já mencionei. Ela foi realizada no dia 21 de julho de 2015 (terça-feira), começou mais ou menos às nove horas e foi concluída aproximadamente às 12 horas e 30 minutos do mesmo dia. Duração da cirurgia: aproximadamente três ou três horas e meia.

“No momento a cor do semáforo pós-operatório está oscilando entre o vermelho e o amarelo”.

Acabei de receber um telegrama dos Beija-Flores com os seguintes dizeres: Continuaremos orando fervorosamente por Henrique. Beijos dos Beija-Flores.

Aracaju, quinta-feira, 23 de julho de 2015.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE nº 573.