Como ajudar-se mutuamente

"Porque de Deus somos cooperadores..."
(1ª Epístola do Apóstolo Paulo aos Coríntios 39a)

Cooperação é uma palavra tipicamente bíblica. Em diversos trechos das sagradas escrituras percebemos que de alguma maneira homens e mulheres são convidados a ajudar uns aos outros. Fomos criados por Deus para viver em comunidade. A família, a igreja e a sociedade são exemplos desta dinâmica coletiva.

A ausência da cooperação gera cansaço, irritabilidade e solidão. Como é difícil cuidar da vida sem a ajuda da outra parte. Ter que fazer, comprar, somar, cuidar, vender e viver irá requerer de nós uma postura coletiva e consciente. Afinal, fomos criados para auxiliar, compor e construir em conjunto.

A partir de tais constatações a Bíblia nos convida a assumir três firmes posições. A primeira delas é a disposição em cooperar com humildade. Pessoas que se dedicam a partir do serviço e da ausência de reconhecimentos. Abrimos o coração e dispomos as mãos à obra para que outros possam ver Deus através de nosso esvaziamento. Chegados à terra (humus), outros poderão descobrir os céus, através de uma disposição verdadeira e significativa de contribuir para que todos sejam melhores e felizes.

Em segundo lugar, a cooperação deve estar impregnada pela alegria. Muitos ajudam trazendo consigo outros sentimentos. Negatividades, murmurações, dores, tristezas e gritarias são negações humanas do significado da palavra apoio. Qualquer expressão de trabalho em conjunto, se divina, é sustentada pela contentamento do Espírito. A alma sorri enquanto coopera.

Finalmente, a cooperação bíblica deve indicar a generosidade do Altíssimo entre nós. Ajudamos nossa família, igreja e sociedade como instrumentos que somos do Senhor. Canais que devem apontar para Aquele que, através de sua vida, nos ensinou o sentido da palavra colaboração - Jesus.

Que nestes dias, pais, mães, filhos e fihas, irmãos e irmãs possam se colocar à disposição de outros com humildade, alegria e instrumentalidade, para que o mundo creia e experimente o valor da cooperação.
___________________________________________________________
Rvdo. Sérgio Andrade-Deão da Catedral Anglicana da S.S. Trindade - Recife site (www.paoquentediario.com.br/
___________________________________________________________
quer uma meditação cristã diária, vá ao site Palavras do céu,acesse-o abaixo,siga as explicações e receba-os pelo seu e-mail:
http://www.ramanauskas.adv.br/palavrasdoceu/index.htm
___________________________________________________________