As palavras (João cap. 21 v 15 a 18)

'’As palavras devem ser examinadas com toda sua essência, no sentido histórico, verbal humano e divino’’.

Simão, filho de João ama-me? Sim senhor, tu sabes que te amo, Disse-lhe Jesus: APASCENTA os meus CORDEIROS! Perguntou lhe a terceira vez: Amas-me? Pedro respondeu-lhe: Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: APASCENTA as minhas OVELHAS’’ (Jo 21, 15-19) ’’Cordeiros, são os apóstolos, e ovelhas são fieis’’. As escrituras são inquestionáveis, clara e o Papa para nos católicos, e o representante de Jesus, Pedro negou três vezes, mas depois, Jesus o fez reafirmar três vezes, que o amava! E Pedro recomenda aos fieis: "Estais atentos, prontos a responder, a razão de vossa esperança mas fazei-o com suavidade e respeito (1 Pd 3 v 15).", ‘’Reconstrua a minha Igreja, São Francisco de Assis." Somente, podemos entender o significado dessa passagem, se verificarmos, no grego , o emprego da palavra ‘’APASCENTAR’’, usado por são João nesse trecho. Nas duas primeiras vezes em que cristo mandou Pedro apascentar o rebanho, São João empregou o termo grego ‘’BOSKE’’, QUE QUER DIZER: ‘’ENCINAR, GUIAR, E CORRIGIR’’. Igualmente, na terceira vez, empregou o termo ‘’POIMENE’’, que significa CHEFIAR, PASTOREAR, MANDAR EM ALGUEM. "Isto deixa claro, que Jesus quis dar a plenitude do poder, a Pedro, sobre as ovelhas e sobre os cordeiros... Sobre todos...

Pedro foi o primeiro, a presidir a eleição de um novo Bispo, no caso o novo Apostolo Matias (At 1,15-26), o primeiro a proclamar a palavras após pentecostes (AT 2), o primeiro a batizar (At 2, 14-36), o primeiro a sentenciar: Puniu Ananias e Safira, por causa das mentiras (At5,1ss), o primeiro a operar um milagre (At3). Mateus chama Pedro de o ‘’primeiro’’( Mt 10.2). Usa de palavras, que Pedro negou Jesus três, vezes e ignorar, a misericórdia infinita de Jesus, que perdoou Pedro por essa falha, fazendo reafirmar após a ressurreição, por três vezes que o amava.

‘’Fonte catecismo da igreja católica, bíblia e seminário de vida no espírito santo, que fiz atravez da Renovação carismática católica’’. Escola Paulo Apostolo. Asilo Santa Rita em Cuiaba MT

Marlucia Divina da Silva
Enviado por Marlucia Divina da Silva em 22/06/2019
Reeditado em 01/07/2019
Código do texto: T6678925
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.