Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Graça de Deus


"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef. 2:8).

Em Romanos 5:20, lemos: "onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus".
Este versículo confronta conceitos religiosos arragaidos em muitas mentes.

Muitos pensam assim: "Deus gosta somente de pessoas boas, Ele deve derramar mais do Seu amor e da Sua graça sobre aqueles que merecem mais". Porém, o texto acima declara exatamente o oposto: ONDE O PECADO É ABUNDANTE, DEUS DERRAMA MAIS DA SUA GRAÇA.


Abundar significa sobrar, sair pelas beiradas. O pecado suja a vida do homem, mas Deus é especialista em limpar pessoas sujas (Is. 1:18). Deus é gracioso!
O termo "caridade" (o amor sublime de Deus), hoje, literalmente, significa "obra para se alcançar graça divina", por isso, é sugestivo que tenha sido trocado por amor em I CO 13. Mas, o termo graça continua gerando conceitos para se entender o seu sentido, entretanto, a pessoa, de uma forma geral, desconhece o seu real significado.


De fato é difícil conceituar plenamente o que significa graça, é um mistério além da capacidade da razão.

Dentre os vários conceitos do significado do termo graça, este falou profundo em meu coração: GRAÇA SIGNIFICA QUE NÃO HÁ NADA QUE EU POSSA FAZER PARA DEUS ME AMAR MAIS, E NÃO HÁ NADA QUE EU POSSA FAZER PARA DEUS ME AMAR MENOS. Maravilhoso!!!!

DEUS NOS AMA COM O MÁXIMO AMOR QUE ELE PODE NOS AMAR, INDEPEDENTEMENTE DO QUE EU POSSA FAZER PARA AGRADÁ-LO. DEUS ABORRECE O PECADO, MAS AMA DE TAL MANEIRA (AMOR INDECIFRÁVEL PELA INTELIGÊNCIA DO HOMEM) O SER HUMANO, QUE ENTREGOU SEU PRÓPRIO FILHO PELA HUMANIDADE.

Fazemos bem em querer agradar a Deus, mas não há necessidade de preocupação, pois Deus já está sorrindo para nós, Ele já está se agradando de nós. Quantos hoje se acham desqualificados para a vida, porém, é a graça de Deus que nos qualifica e não nossos esforços. O apóstolo Paulo quando escreveu para os crentes de Roma sobre o significado da graça de Deus, para que não houvesse nenhum argumento contrário quanto ao que estava ensinando, adiantou-se, dizendo como os romanos poderiam confrontar o seu ensino: "JÁ QUE ONDE TEM PECADO SUPERABUNDA A GRAÇA, ENTÃO VAMOS PECAR MAIS, PORQUE QUANTO MAIS PECAMOS, MAIS GRAÇA TEREMOS".

Na verdade, o que Paulo estava querendo que eles entendessem, era que se porventura tropeçarmos, o amor de Deus pelo ser humano não será alterado. Havendo arrependimento, confissão e abandono do pecado há justificação e perdão, e isto, pela infinita graça de Deus.




Paulo Cezar Santos
Enviado por Paulo Cezar Santos em 17/10/2007
Código do texto: T698755


Comentários

Sobre o autor
Paulo Cezar Santos
Aracaju - Sergipe - Brasil, 63 anos
109 textos (13781 leituras)
2 e-livros (75 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/03/21 01:56)
Paulo Cezar Santos