Estás Preparado Para a Grande Celebração

Texto: Mat. 22:1-14

Em seu ministério terreno o Senhor Jesus Cristo ensinou profundas verdades espirituais por meio de parábolas.

Nesta narração Jesus ensina sobre o Reino dos Céus. Cremos que muito tem se perguntado: O que é o Reino dos Céus? Em seus ensinos Jesus afirma que o Reino dos Céus não é deste mundo. Ainda hoje um grande número de pessoas fazem a mesma pergunta: O que é o Reino dos Céus?

O Reino dos Céus é um Reino espiritual é invisível aos olhos daqueles que não passaram pela experiência do novo nascimento. Exemplo claro é de Nicodemos que, apesar de ser um religioso sincero, Jesus declarou que ele que precisava nascer de novo para ver o Reino de Céus.

Em muitas outras parábolas Jesus ensina sobre os aspectos deste reino: a sua natureza, o seu propósito, etc. Nesta parábola o Senhor ensina sobre os súditos deste Reino e do encontro com o seu Rei.

O Rei prepara o casamento de seu Filho e envia convite através de seus servos. Como a festa é muito grande envia mais convites e mais servos. Muitos não aceitaram o convite e não vieram, pois, além de não aceitaram o convite do Rei mataram os mensageiros. Recusar o convite do Rei era uma coisa inaceitável. O Rei envia outros servos para convidar todos para a festa, pois, os convidados especiais não eram dignos de participarem da grande celebração. Estes últimos convidados receberam de bom grado o convite.

A festa teve início. No meio da festa o Rei encontrou uma pessoa que não estava preparada para participar da festa. Questionado não teve como responder. Invadir os aposentos do Rei sem ser convidado era uma indignação. Quem assim agisse estava sujeito aos mais terríveis castigos. Muitos convidados foram chamados, mas nem os que rejeitaram e nem os que querem entrar de qualquer maneira tem direito de sentar-se na presença do Rei.

Deus é o grande Rei. As bodas é o casamento do noivo Jesus com a noiva: a igreja. Os servos enviados com o convite são os profetas do Velho Testamento, pois, anunciaram a preparação da festa, a chegada do Noivo e lançaram os primeiros alicerces da igreja. Os apóstolos também foram enviados para convidar todos, enfeitando a igreja com a doutrina. Os primeiros convidados foram os judeus que recusaram Jesus Cristo como sendo o Messias enviado por Deus. O Soberano Rei ainda insiste com os primeiros convidados: apela, clama, não desiste de amá-los. Assim como Jesus foi rejeitado quando esteve entre nós, muitos hoje não fazem caso do Filho de Deus em nossos dias. Assim como os profetas e muitos servos de Deus foram perseguidos e mortos por causa da palavra que pregaram, hoje a perseguição aos servos de Deus continua. Quantos em nossos dias não zombam de Deus, de seu Filho e da igreja.

Entretanto, assim como no passado, Deus tem levantado muitos servos para anunciar a Palavra de salvação em Cristo Jesus, ainda que perseguidos e afligidos, contudo, a Palavra de Deus tem sido pregada e o convite de Deus continua sendo apregoado para aqueles que se acham carentes da Graça e da misericórdia Divina, ainda que não sejam bem conceituados pelos valores desta sociedade anti-Deus. O Grande banquete continua preparado. Todos que aceitam o convite de Deus sentam à mesa com Jesus Cristo, porém, é necessário estar com as vestes de gala para esta grande celebração. Haverá um juízo da parte de Deus para os que não estiverem preparados. Os escolhidos são aqueles que aceitam as condições do Grande Rei para entrarem e comemorarem com grande alegria as núpcias do Noivo com a sua Igreja: “Eu não vim chamar os justos e sim pecadores ao arrependimento” (Lc. 5:32).