Deus É Amor

Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor (I JO 4:8).

A Bíblia é enfática: Deus é amor. Amor sublime revelado na Criação. Entretanto, neste início de século, as complexas implicações de um mundo moderno e da alta tecnologia que, invertendo os papéis, escravizou o homem ao invés de libertá-lo, tem cerceado sua capacidade de decisão, aprisionado-o dentro de si mesmo. Consequentemente hoje em dia não se tem mais tempo para nada, as pessoas estão super-ocupadas, apressadas, concentradas em si mesmas, em seus problemas e nas suas coisas que estão olvidando em sair do seu mundo particular para perceberem que a vida apregoa, continuamente, a existência de coisas maravilhosas criadas com amor por Deus para deleite dos seus filhos.

Olhemos um pouco para a natureza que Deus criou. Contemplemos por um instante as obras de suas mãos. Deus viu que tudo o que fez é bom. Toda obra criada é menor em glória do que Àquele que a criou. Quanto maior a glória da coisa criada maior será o poder que a originou. Entretanto, como já enfatizamos, é necessário voltarmos os olhos para esta realidade e deixar de lado por um momento a busca de satisfação própria imposta pela sociedade moderna.

De uma forma ou de outra as pessoas estão buscando realizar-se no ter, no ser ou no poder. O eu sou, eu posso e eu quero tem ocasionado frustante desalento em muitos corações, porque esta busca, apesar de fazer parte da vida moderna (não há como negar o inevitável ) se for uma busca sem equilíbrio não produzirá a paz que tanto se almeja, porque estas coisas, que pertence ao mundo da matéria, não tem como fazer com que homem se sinta realizado em toda sua plenitude, visto que o ser humano não é constituído somente de matéria, sua essência é tridimensional: corpo, alma e espírito. Se um destes aspectos for negligenciado acarretará um desequilíbrio funcional em sua constituição causando um prejuízo irreparável na sua interação com tudo que o cerca.

A vida espiritual do homem requer cuidados tanto quanto sua vida racional. Todavia, infelizmente, há uma grande negligência neste aspecto: a vida dos sentidos é priorizada em detrimento dos valores espirituais.

Para ver e experimentar o amor com que Deus continua amando sua Criação, é necessário que o ser humano saia dentro de si mesmo libertando-se do seu egoísmo natural, e ao sair, perceberá que a vida tem sentido, seus olhos serão sensibilizados com as cores do mundo e perceberá o cuidado do Pai celestial em preparar um lugar prazeroso para que o homem vivesse.

E assim, brotará em cada um, do fundo do coração, o prazer de viver, suas mãos se estenderão tanto para receber quanto para ajudar. Com a visão espiritual sensibilizada, aquele que é tocado pelo amor de Deus começará a perceber uma outra realidade até então desconhecida: a realidade de Deus, acessível, pessoal e cheio de misericórdia. Entenderá o quanto é amado pelo Pai de Amor. Experimentará o seu cuidado e ouvirá sua doce voz falando ao seu coração: "Com amor eterno te amei, com benignidade te atraí." (Jr. 31:3