Desafiados Para Um Viver em Santificação

Sede santos porque eu sou Santo (I Pe. 1:16).

Em primeiro lugar, quero chamar a atenção para que seja evitado raciocínios pré-concebidos, para que entendamos, com clareza, para onde o Espírito Santo deseja nos levar quando, juntos, refletiremos sobre o tema santidade. O primeiro tipo de raciocínio que precisa ser evitado, é aquele que nos leva a crer que já sabemos de tudo sobre qualquer assunto, principalmente sobre santidade, e de que não é necessário acrescentar mais nada a respeito, crendo ter o domínio do mesmo. Em provérbios 25:27 somos aconselhados ao comedimento, pois, se a sabedoria é boa em si mesma, é desonroso buscar honra para si próprio por meio desta mesma sabedoria:"Comer muito mel não é bom; nem é honroso buscar a própria honra".

O segundo modo de pensar que devemos evitar, é o de não assumir a responsabilidade diante da Palavra de Deus, como foi o caso de Adão e Eva, nenhum dos dois aceitaram a Palavra que Deus lhes dirigia: "Perguntou-lhes Deus: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que ordenei que não comeste? Disse o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me da árvore, e eu comi. Então disse o Senhor à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi"(Gn 3:11-13). Percebemos que neste caso houve transferência de responsabilidade, a Palavra de Deus é sempre para o outro.

O terceiro e último tipo de pensamento que devemos evitar, é aquele que que combate contra a submissão de ceder aos argumentos de Deus. Podemos entender este tipo de pensamento observando as palavras do apóstolo Paulo:"As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas. Derrubamos raciocínio e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo"(II CO 10:4,5). Deduzimos que há uma grande resistência em nós mesmos lutando para que não nos submetamos aos ensinamentos de Deus, sendo necessário travarmos uma luta tremenda para levarmos nossa mente à obediência de Cristo.

Com isto em mente deixemos o Espírito Santo falar e nos desafiar para vivermos em santidade.