VÓS SOIS O SAL DA TERRA

VÓS SOIS O SAL DA TERRA

Jesus inicia o Sermão do Monte, registrado nos Capítulo Cinco a Sete de Mateus, com uma mensagem que, evidentemente, encantou a multidão ali presente.

Jesus falou sobre as bem-aventuranças, dos pobres de espírito, dos que choram, dos mansos, dos que têm fome e sede de Justiça, dos misericordiosos, dos limpos de coração e dos pacificadores. Para todos essas classes Ela deu uma palavra de conforto, mostrando a recompensa que cada um teria, caso se encontrasse nas situações mencionados no seu sermão.

No versículo treze, Jesus disse: Vós sois o sal da terra. O sal tem duas funções importantes. O sal preserva e dá sabor. Isto é, o sal faz a diferente. Alimentar-se de uma comida sem sal, sem sabor é muito desagradável. O sal tem um valor incalculável.

Quando eu era menino, ouvia papai dizer que o sal era o produto mais barato que existia no mercado, dado a sua utilidade. Quando perguntávamos o porquê, ele dizia que todo mundo poderia comprá-lo e não poderia faltar na cozinha de sua casa. Outros dia, eu ouvi um irmãozinho simples, pregando numa congregação sobre o texto de Mateus 5:13.

Dizia ele em sua pregação: “Os irmãos, quando vão ao supermercado já viram alguma vez o sal em promoção?” Pensando bem, não se vê nenhum supermercado colocando em suas prateleiras o sal muito bem exposto e fazendo dele promoção. Nunca vimos propaganda em carro de som, em rádio, televisão ou em jornal e revista, informando que na mercearia tal, ou em um tal supermercado, o sal estava em promoção. Geralmente, a gente procura esse produto numa prateleira onde sempre deve estar. E tem mais, você nunca chega ao local onde está o sal e encontra ali uma grande quantidade de pessoas fazendo filas para comprá-lo.

Quando somos o sal da terra, conforme Jesus falou, temos que fazer a diferença onde quer que estejamos; porque temos um valor incalculável, não estamos falando de preço, mas sim de valor. A nossa influência e responsabilidade dá sabor ao ambiente. Nesse caso, o cristão deve se esforçar para fazer essa diferença no mundo ao seu redor, isso não existindo, não teremos a importância que devemos ter; é como o sal quando perde o seu sabor, para nada mais presta.

Luís Gonçalves

Luís Gonçalves
Enviado por Luís Gonçalves em 14/12/2021
Código do texto: T7407434
Classificação de conteúdo: seguro