Pedagogia de Deus

 

            O homem nasce, vive e morre egoísta. Esta é uma característica humana, esta é a razão do homem viver constantemente confrontando com a dor, pois, ele está numa busca constante de sua felicidade, porém uma felicidade egoísta. Esta dor pode vir de varias formas, também podemos qualifica-la como sofrimento. No entanto, é o sofrimento que faz o homem crescer em todos os sentidos, isto é, como pessoa humana e espiritual. 

            Pois bem, a pedagogia de Deus é proporcionar o homem por si mesmo se encontrar, crescer e assim, conquistar a paz e o sentido de sua existência.  Ele dá todas as condições necessárias para que isto aconteça, através de Sua Palavra, por meio dos acontecimentos no cotidiano do dia a dia. 

            Como sempre ouvimos dizer, Deus dá o livre arbítrio ao homem, isto é, Ele não dita as regras e nem pressiona, ao contrario, dá à ele toda liberdade de conduzir a vida segundo sua vontade. No entanto, Deus está sempre presente e escrevendo a história juntamente com o homem apontando caminhos mostrando o certo e o errado, porém a Palavras diz: diante de ti coloco vida e a morte, é o homem que vai escolher.  No entanto, a escolha sempre será uma escolha forçada - devido ao sofrimento - no caminho da paz e da felicidade verdadeira. 

            O que podemos tirar desta pequena reflexão é que, em primeiro lugar a dor, o sofrimento é necessário para que homem despoje de seu egoísmo e abre a mente tornando-se humilde para reconhecer sua fragilidade e a partir daí crescer. Segundo; é pelo sofrimento que o homem reconhece e aceita Deus como um Ser Absoluto e Supremo.  

            Enfim, Deus não compraz com o sofrimento e nem deseja ao homem sofrer, Ele é AMOR, e quem ama jamais é feliz ou se mantém feliz com a dor do outro. No entanto, é pelo sofrimento que o homem se encontra e também encontra Deus.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 18/12/2007
Reeditado em 18/12/2007
Código do texto: T783646