Discurso do Vicário Patriarcal D. Theodosius IV Augustus sobre a União de todos os Cristãos

Irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje, estamos aqui reunidos, não como Católicos, Protestantes "Evangélicos", Ortodoxos, mas como **cristãos**. Somos um só corpo em Cristo, unidos pela fé, pelo amor e pelo chamado de Deus.

O mundo em que vivemos está cada vez mais dividido. Há ódio, violência, injustiça e indiferença. Diante de tantos desafios, é fundamental que nos unamos como irmãos e irmãs em Cristo para combater o mal e construir um mundo melhor.

A Bíblia nos ensina a importância da união. Em Efésios 4:1-6, Paulo nos exorta a vivermos "em união com o Espírito, esforçando-nos para conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz". Em João 17:21-23, Jesus ora ao Pai para que sejamos "um, assim como tu, ó Pai, estás em mim, e eu em ti, também sejam eles um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste".

A união dos cristãos não significa uniformidade. Não precisamos negar nossas diferenças doutrinárias ou litúrgicas. Mas podemos, e devemos, respeitar uns aos outros, dialogar abertamente e colaborar em ações conjuntas para promover o bem comum.

Quando nos unimos, somos mais fortes. Podemos fazer a diferença no mundo. Podemos ser um farol de esperança para os que estão perdidos e desesperados. Podemos ser uma voz profética contra o mal e a injustiça.

Juntos, podemos construir um mundo mais justo, mais fraterno e mais humano. Um mundo onde todos sejam tratados com dignidade e respeito. Um mundo onde o amor de Deus reine supremo.

Referências bíblicas:

* Efésios 4:1-6

* João 17:21-23

* Mateus 22:37-40

* Romanos 12:4-8

* 1 Coríntios 12:12-27

* Gálatas 3:28

Exemplos de ações conjuntas:

* Evangelização: Trabalhar juntos para levar a mensagem de Cristo a todos os povos.

* Ação social: Combater a pobreza, a fome, a doença e a injustiça.

* Diálogo inter-religioso: Promover o respeito e a compreensão entre diferentes religiões.

* Defesa da vida: Proteger a vida desde a concepção até a morte natural.

* Cuidado com o meio ambiente: Preservar a criação de Deus para as futuras gerações.

Conclusão:

A união dos cristãos é essencial para enfrentar os desafios do mundo de hoje. Que este dia seja um marco na nossa caminhada de unidade. Que sejamos instrumentos da paz e do amor de Deus no mundo.

**Que Deus nos abençoe e nos una em Cristo Jesus.**

S.B.S. D. Theodosius IV Augustus,

Vicário Patriarcal de Hispânia e Príncipe da Santa Igreja de Cristo.