a oração em família

comum pensar: “Com nesta família é difícil ser cristão” e também: “Se meu ambiente de trabalho fosse outro...”Certamente há relacionamentos muito difíceis. Mas como cristãos devemos procurar transformar toda situação com a graça de Deus

Uma coisa que precisamos tirar de nosso pensamento é a noção de que as pessoas nos atrapalham na relação com Deus. Não podemos imaginar que o mundo seria melhor, ou que seríamos mais santos, se existíssemos apenas nós e Deus. A verdadeira fé, o verdadeiro amor a Deus, exercita-se na caridade com aqueles que Ele coloca em nosso caminho. Amar a Deus, certo, é bom: mas esse amor não é expresso unicamente em direção a Deus, pois em Deus estamos unidos a todos os Seus filhos, a toda a humanidade.

Prática sugerida: exercitar o diálogo e a oração em família, para que todos juntos cresçam na fé, na esperança, na caridade.

«Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo.Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembléia» (Jl 2, 12-15)