ORAÇÃO DE FIM DE NOITE
Por Carlos Sena

 
A melhor oração que se pode fazer ao deitar é a certeza da consciência tranquila. Infelizmente nossa consciência nem sempre se liberta dos nossos pecados, sendo deles o principal: “não te preocupes com o dia de amanhã, homem de pouca fé” – que tá lá na Bíblia nos lembrando de sempre nos manter alerta. A melhor oração é a consciência. Portanto, mantê-la tranquila é um esforço quase sobre-humano de sabedoria e de contrição. Porque nossa porção humana – frágil, nem sempre determinada de dentro pra fora, nos trai em alguns momentos de fragilidade. Por isso urge exercitar a oração. Fazendo com que nosso pensamento nunca se desligue de Deus – mesmo que não seja o Deus passado pelas religiões. Viver ligado pelo sentimento do bem, do amor e da caridade é uma oração que podemos fazer sem estar de joelhos nem num templo religioso. Por isso nesta noite, pelo ofício da angústia indevida, não devemos dormir com ela, mas com a nossa consciência limpa sob os efeitos do bem... Belo dia, você descobre que sua vida melhorou; que seu sono melhorou; que as caras feias e falsidades em volta sumiram... “Só desconhece o poder da oração quem desconhece grandes amarguras”...