SOBRE OS RELACIONAMENTOS AMOROSOS...

Eu tenho 26 anos, hoje é dia 30 de junho de 2009 (só pra constar). Tenho amigos e amigas (mais amigas...) de tudo quanto é idade... A maioria deles, ultimamente, vem pra mim e fala:

"Olha vai fazer 30 daqui a 4 anos hein? Quando você vai vir aqui com sua noiva? Vamos fazer um bolão pra ver quando é que você vai se casar!"

Bem que eu queria saber, mas o futuro a Deus pertence.

Futuro... Ah... Nem gosto de pensar prefiro viver do hoje porque o amanhã é preocupante na maioria das vezes que penso... Mas fazer o que? Digamos que em 8 anos (desde os meus 18...) houve três mulheres, dentre o seleto número delas com o qual me relacionei (Não é legal sair "pegando todo mundo", produz má fama e ter índole é bom pra chegar a ter um relacionamento decente...), que de fato pareciam ter saído das melhores poesias utópicas sobre "a mulher ideal".

Só que: a 1ª Eu, literalmente, não dei o valor merecido (a falta de maturidade é uma merda...), a 2ª eu desisti porque fiquei com medo de dar "um passo mais alto na relação" (é isso mesmo que você está pensando...) e a 3ª... Bom... Digamos que, por mais que minha minhas idéias tenham evoluído e amadurecido com o tempo, bem como minha determinação em conseguir as coisas e apostar que vai dar certo... A filosofia dessa terceira era de que "amor, fidelidade e força de vontade não enchem barriga como deve $er". É né... Não critico e nem condeno, quem sou eu pra fazer isso? Cada um tem sua opinião e modo de pensar.

Deixando o passado no passado (ok, repeti a palavra, me processem), vejamos o presente. Cara na boa: Em qualquer lugar que eu vá, com a maioria das pessoas que tenho conhecido atualmente, me sinto como se estivesse em outro mundo. Eu não sou "o melhor", e jamais serei MESMO, não busco isso e nem quero ser, antes que me condenem.

Entretanto parece que as pessoas ficaram insanas de vez, e de uma hora para outra perderam os valores morais e o bom senso, no modo com o qual elas vêem as coisas (vejam bem: "parece", não estou julgando ou rotulando ninguém, por favor, sem crucificações sim?). Freqüento os mesmos lugares que qualquer indivíduo que tenha uma vida social normal vai: Vou a academia, pratico meu basquete com o pessoal sempre que posso (porque não gosto de futebol, acrescente mais esse processo contra mim), converso com o pessoal do bar da esquina, converso com o pessoal da rua, do trabalho, de casa, vou à casa de shows procurando descontração (as acessíveis pra pessoas que podem pagar, se é que vocês me entendem né...), vou a Shoppings (quem não vai?), vou ao teatro, e ainda viajo na NET fazendo "N" coisas como todo mundo. E em todos esses lugares, e mais alguns que não cabem aqui, quando o assunto é relacionamento... O mundo acaba num "apocalipse" de divergências, que numa maneira geral é dividido mais ou menos assim:

RESUMO, SEM HIPOCRISIA, DO QUE, APARENTEMENTE, OS HOMENS PENSAM DOS RELACIONAMENTOS:

"Você ta fumando maconha?!". Mano, é certo: Depois de 1 ano de namoro já vim com conversa fiada falando de casamento querendo me obrigar a essa porra. Casar é muito ruim, não vejo um amigo meu que não traia a esposa porque a maioria delas é um saco: Só reclama, nada ta bom, e vive exigindo um monte de paradas sem noção. Otários! Podendo pagar R$29,90 vou entrar num bagulho que só vai me dar dor de cabeça? Fora que mano: Não da pra discutir com mulher! Elas sempre acham que estão certas, você tem que fazer o que elas querem senão fodeu... Ficam de palhaçada, num não me toque que iiihhhh! Não tenho paciência é tudo a mesma merda!

Imagina se eu tiver que acordar todo dia com uma mulher do meu lado que só reclama? Nada do que eu faço pra ela ta bom? Porra to fodido né! Pago R$29,90 porque posso fazer o que eu quiser, do jeito que eu penso, sem frescura e o melhor é que depois posso mandar ela ir embora e isso é muito bom. E ta ligado que ainda posso arrumar uma de amante né? E essa posso mandar embora também a qualquer hora. Pra que namorar? Pra que casar? É só aborrecimento cara. Esse bagulho de ficar sem liberdade, de 'não posso fazer nada', nem ir no bar da esquina tomar uma cerva não é pra mim!

Fora que você não pode mandar sua mulher embora a qualquer hora e ainda tem que acordar todo dia pensando enquanto se olha no espelho: 'É... Mais um dia tentando fazer essa filha da puta feliz... Porque não casei com a Maria? Não melhor: Porque não continuei solteiro? Porque meu deus?!? Aí ta vendo? Muito ruim... Tenho que falar da pensão ainda se você tiver filhos com ela? Não falo que depois dos filhos é que é a merda: A mulher vai ficar um bagaço que nem um maracujá chupado: nada bonita... Aí, que bosta! Porra várias mulheres dando mole por aí e eu tendo que ficar com isso. Os caras vão rir da minha cara né? Sou comédia eu? Sai...

Pago R$29,90 ou dou uma de amante ou arrumo uma pra dar uma rapidinha aí pela rua. Melhor que ser obrigado a viver uma vida de merda que nem fulano de tal ta agora. Nem sei como ele agüenta aquela lá..."

RESUMO, SEM HIPOCRISIA, DO QUE, APARENTEMENTE, AS MULHERES PENSAM DOS RELACIONAMENTOS:

"Você ta ficando doida (o)?! Relacionamento já me lembra casar e pra que isso? Homem é tudo igual: Quer que a gente cuide dele feito um bebê, vou ser obrigada a fingir que gosto de acordar todo dia do lado dum cara que nos sábados passa a manhã toda mexendo no carro, fica a tarde toda vendo noticiário esportivo e o jogo do Flamengo na Globo pra no domingo ficar o dia todo dormindo pra sair de tarde pro bar com os amigos e chegar de noite querendo uma escrava sexual já prontinha e cheirosinha deitadinha na cama esperando ele?

Não, e o pior: Eu tenho certeza que ele vai chegar da rua e não vai nem lavar... Ai que nojo... Nem vai lavar 'aquilo' lá e vai vir com aquela murrinha de bar pra cima de mim, que horror! Olha, eu não tenho vocação pra dona de nenhuma casa que não seja a minha. Depois também tem esse negócio de filhos... Não tenho paciência!

Já vejo minha amiga como é: O Cara não dá a mínima moral dentro de casa e nem respeita ela. Ele vive com aquela fulaninha ali do 51, acha que eu não sei? Homem não sabe tratar mulher bem, 'homem é homem' e ponto! Olha só a coitada tendo que cuidar do menino e da menina praticamente sozinha! E o pior é que ela era tão bonita... A gravidez acabou com ela! Não: O cara acabou com ela! E nem era um Brad Pitt da vida, feio que nem o capeta! Puta que pariu homem não traz nada de bom, não deixa nada de bom e só é problema.

Eu não vejo nenhuma amiga minha casada que não reclame do marido e por quê? Porque eles nunca fazem o que elas querem filha! É por isso que fulana bota vários chifres nele. Se andasse na linha não tinha disso. Ta vendo? Pra que homem certo na minha vida? É melhor ficar solteira! Falando nisso: Nem sei como cicrana ainda ta com beltrano, engraçado é que ela vive reclamando..."

Nossa senhora... É complicado... Qual o problema dessa gente? Melhor: Qual o problema de achar que é possível encontrar / ter / arrumar uma mulher legal ou, no caso das mulheres, um cara legal?

Sabem o que é? Resposta: O problema é que a maioria quer um homem ou uma mulher que não existe em parte alguma do mundo. Logo temos uma verdadeira Legião de gente procurando por uma coisa que só um ser possui (u) e levou com ele ao ser sacrificado numa cruz: Perfeição! Um mar de seres que não tem a capacidade de parar pra pensar que o problema não é com o outro e sim com o que se pensa do outro...

É fato: Hoje em dia encontrar a pessoa que você idealiza nos seus sonhos é uma chance tão remota quanto ganhar sozinho o prêmio de trezentos milhões de uma mega sena acumulada. Se calhar de encontrar, pode ter certeza que terá algum defeito, VAI TER.

Aí é onde entra o pensamento de "o que você realmente quer", não só o referente ao relacionamento, mas também com relação à sua vida...

Muita gente entra num namoro, passo principal pro futuro "algo mais", com a filosofia atual dos adolescentes que se define pela frase “A fila anda”... Vamos analisar: De fato "a fila anda" sim, com certeza (afinal, seres humanos necessitam de relacionamentos), MAS se você tem em mente que precisa constituir uma família (e acho que todos querem), só que vê defeito em tudo menos nas suas próprias ações... Vai correr o sério risco, e muito alto mesmo, de ficar sem ninguém por se julgar perfeito e querer alguém tão perfeito quanto você é do seu lado...

No final das contas você vai ficar trocando de relação mais frequentemente do que carro velho: Troca de carburador o tempo todo! Isso até uma hora em que vai estar lá com seus 38 ou 39, olhando pra alguma foto "dos momentos bons do seu passado" e vai sentar na cama refletindo:

"Nossa! Fulana já casou, fulano se formou, ciclana ficou com aquele blum lá (quem diria... Ciclana com o blum, ta de sacanagem!)... Caraca o tempo passou mesmo. Po eu conheci fulano de tal, mas naquela época era meio sem graça, sei lá... Caraca, aquela situação ficou com fulano de tal e estão juntos até hoje e fulano de tal é legal mesmo... poxa porque não vi isso?"

E lá vai você pra uma sessão de Lionel Ritchie e Ana Carolina num clima de "baby come back" nostálgico... Engraçado né? Mas na boa: Pode ser você amanhã e vai por mim quando eu digo que isso não é bom, nada bom mesmo!

Então entenda de uma vez que: Nenhum ser humano tem a capacidade de adivinhar as necessidades do outro, de agir sempre de maneira correta, sem cometer erros, mesmo sendo racionais, somos cercados de mistérios. Ninguém tem uma bola de cristal para saber o futuro e como fazer para ele ser do jeito que se deseja.

Nada é perfeito nessa vida terrena, nada mesmo! Mas é com essa única vida que temos é precisamos fazer o melhor podemos para sermos felizes. Tudo exige e tem um equilíbrio. Coloque isso na lista de pensamentos recorrentes nos seus momentos de reflexão: O melhor relacionamento não é aquele que une "pessoas perfeitas", mas sim o que cada um aceita os defeitos do outro e alcança a misericórdia (ou perdão) pelos próprios defeitos.

Contudo, isso sempre deve ser feito respeitando o (a) parceiro (a): Na boa gente, sem respeito às coisas "ficam tristes". Respeito é uma coisa que desde o início do relacionamento não pode deixar de existir de maneira nenhuma porque uma relação pode começar sem amor, é hipocrisia dizer que não, porém nunca sem respeito. Se você não é respeitado (a) não vale a pena ir em frente.

Outra: Seja sábio (a) e tenha bom senso em suas escolhas pois existem jarros bonitos demais por fora, mas por dentro... São podres e tudo que você deposita de bom ali, e que é importante para você, acaba ficando podre e fétido, o que eu quero dizer, botando logo o preto no branco, é que: Aparência não é tudo. E não é mesmo!

Ah é! Junto ao fator aparência: Você não pode mudar as pessoas e o que elas são. Não dá, não insista! Ninguém, absolutamente ninguém, pode ser aquilo que não é. Não digo socialmente (socialmente todo mundo pode ser qualquer coisa, isso sim é possível! Ora, você pode fazer tanto sucesso quanto o Michael Jackson se quiser. No meio social tudo é viável...), mas quero dizer interiormente, na "essência do ser". Tipo: Uma aranha sempre caça pra sobreviver, os escorpiões sempre picam pra se defender, a onça nunca perde as pintas... E assim vai. E nós, como seres racionais, chamamos isso de "jeito de ser". Cada um tem o seu, imutável e único. É isso que nos faz diferentes um do outro.

Então, por esse motivo, as pessoas podem até fazer o que você quer se você insistir no

- "Ai fulano faz isso pra mim, por favor, por favor!"

Mas não vai ser da vontade delas, não "de coração" que é como tem que ser, porque o ser humano não gosta de se sentir obrigado a fazer nada apenas para agradar momentaneamente o próximo.

Além do mais a "manipulação" sempre causa revolta e sempre acaba em maus olhos. Como? Aaahhmm... Exemplo básico: Já viu alguém gostar de receber ordem do patrão? Não. Alguém gosta de tomar aquela chamada bonita no trabalho porque chegaram 5 minutos atrasado, mas o outro funcionário lá chegou 30 minutos depois da hora e não aconteceu nada? Não, não gosta.

Fora que quando você começa a "impor condições" aí começa o caos clássico dos relacionamentos. Esse é o problema maior de não aceitar o outro como ele é: No início são simples "muxoxos" e caras feias, fala que não é? Ah para! Mais tarde, se a pessoa não se ligar e começar a andar "do jeito que você quer e não aceita se não for assim" começa as revoltas de nível mais elevado que contem frases do naipe:

- "...Você não pode usar isso perto de mim..."

- "...Não quero que você faça tal coisa mais..."

E a pior (merecedora de prêmios!) que é:

- "...Não quero você andando com fulano! Se eu ver...".

Aí o caldo entorna de vez... Cadê a liberdade? Quer dizer: Se você realmente ama alguém deve deixar essa pessoa livre não? Isso significa não ser impedido de sair com os amigos (as), ter liberdade pra fazer o que quer e quando quer, essas e outras "coisitas mais", como diz uma amiga minha, são essenciais. Então se você está inseguro (a), pense duas vezes antes de começar a "operação não pode". Pense se isso é certo. Tipo: imagine-se na pele de um pássaro que vivia voando por aí feliz e do nada se vê preso numa gaiola... Ah Deus... As pessoas têm que entender que não existe vida quando você é obrigado a viver para os outros.

Se você não pode entender isso é porque ou você não está preparado para aceitar a pessoa como ela é ou não tem certeza se Ela é pra você, nesses casos é melhor procurar alguém que supra as suas necessidades de relação, é mais fácil que tentar mudar o que visivelmente não tem como moldar ao seu modo.

Fora que esta é uma regra de convício social bem antiga e que todo mundo faz questão de ignorar e falar que é besteira: "Quanto mais você prende alguém, mais vontade de ficar longe de quem te prende dá...". É fato, acredite, não é ilusão ou folclore...

Mas tem mais sobre a liberdade (mais?! Tem sim senhor [a]!): Ela também é importante para não gerar o "efeito rotina". 65% dos relacionamentos afundam por causa disso. Então seja diferente da maioria e de preferência seja você mesmo, porque só assim mesmo você vai se sentir bem, e além do mais é bom ter uma identidade própria!

E por fim... Acho que é importantíssimo lembrar do básico, A TODO O MOMENTO, acima de tudo: Não procure no outro, de maneira alguma, a perfeição porque perfeito só Jesus Cristo foi e nós, meros humanos, somos falhos. Vamos nos desculpar e fazer o impossível e possível para sermos perdoados, só que uma hora ou outra iremos errar de novo. Não o mesmo erro talvez, todavia um outro, isso é outra coisa que não adianta: É do ser humano errar.

De todo modo, ainda que os erros pareçam pesar mais que os acertos, procurem ver no outro aquilo que traz sua felicidade, aquele fator único que só ele (a) tem e faz diferença na sua vida de alguma forma especial. Não tenha medo: Mesmo que a pessoa tenha essa "mágica da felicidade" e você não faça a menor idéia do que de fato Ela faz pra você sentir isso, é o que basta.

- "Cara porque você ainda ta com ele (a)? Ele (a) é um saco, só vejo vocês discutindo. Poucas são as vezes que vocês estão de bom humor ou como um casal em lua de mel. Se eu fosse você metia o pé e ia pra outro (a): Seu (ua) namorado (a) é muito chato (a)! Não sei como você agüenta isso!"

- "Hahaha! É mesmo... Mas... Sei lá... Sabe você tem razão, só que... Eu não sei explicar o que vejo ali, mas, de alguma forma, me sinto feliz"

Essa é a essência do amor e é uma coisa que a maioria esquece ou acha que vai estar sendo um (a) otário (a) em aceitar. É isso que faz você ir na beira do precipício e saltar, sem olhar pra trás. Se isso for fazer você feliz ao lado de quem você gosta, e não for te machucar ou te deixar triste na sua visão, você ignora tudo que há de ruim na relação e consegue absorver o que é bom:

"Ah foda-se o que os outros pensam. Os outros são os outros, Eu sou Eu. Só porque você briga com seu (ua) marido (esposa) e quer se separar, Eu tenho que pensar assim também? Deixa eu viver minha vida!"

Nos relacionamentos, só se tem uma boa vida seguindo o que os seus sentimentos gritam que você faça. Todo mundo tem um coração afinal... Eu tenho, você tem, Ela tem, O nerd que você zoa no colégio tem, o cara ou a garota que vive sempre só na rua tem, e até os gordos que a maioria vive zoando o tempo todo tem um também...

Siga seu coração pra não se arrepender mais tarde e fazer das fotos de bons momentos passados uma penitência futura.

"...Metades dos nossos erros na vida nascem do fato de sentirmos quando devíamos pensar e pensarmos quando devíamos sentir...".

(J. Collins).

Zhe Blackhart
Enviado por Zhe Blackhart em 30/06/2009
Reeditado em 29/11/2009
Código do texto: T1675432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.