O trabalho e sua dicotomia

Para alguns, talvez inspirados no mundo antigo e medieval, o trabalho é visto como um castigo. Isto porque tripalium, origem etimológica da palavra trabalho, era um instrumento que se colocava nas pessoas para produzir desconforto; logo, o trabalho tinha a concepção de castigo, de escravidão.

Óbvio que tal concepção, através da religião, dos filósofos foi sendo alterada. O trabalho foi visto como uma forma de o homem ser dignificado. Sim, porque nele o homem se compromete em ser responsável, aprende a cuidar de si e dos outros.

Assim sendo, o tripalium foi sendo substituído pelo poeisis, também do grego que significa "minha obra".

É complicado quando a visão que se tem do trabalho é fardo. Tudo fica vazio e sem sentido, só existe sacrifício, longe da realização, num interesse insatisfeito e cansativo.

O fardo pode ser tirado, e nesse caso basta quebrar o paradigma da idéia de trabalhar.

Seu trabalho é sua obra, pois naquilo que se faz está também aquilo que se é. Devemos desejar sempre a autencidade, ou seja, ser ao fazer. Os atos que faço constituem aquilo que sou.

Hudson Roza
Enviado por Hudson Roza em 24/09/2009
Código do texto: T1829838
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.