PENSAMENTOS E REFLEXÕES
 
Quando a tentação de fazer versos é mais forte que a realidade: sou quase poeta. Quando, entretanto, a realidade dita normas, sou que sou: quase nada.
 
*   *   *
 
Para compensar aquele sonho irrealizável ainda há um eficiente consolo: a realidade de hoje pode muito bem ter sido o desejo inatingível de ontem. Conclusão: Não há sonho que nunca possa tornar-se realidade, nem realidade tão grotesca e cruel que um sonho não possa amenizar.
 
*   *   *
 
A vida é um sonho que a cada instante se transforma em mera realidade.
 
*   *   *
 
Quantas vezes nos meus braços tu me fazes um invencível guerreiro. Quantas vezes, também, nos braços teus me sinto o mais indefeso bandido. É que o amor muitas vezes é isso: a soma de forças contrárias onde prevalece a força da sua lei.
Não existe alguém inferior ou superior a outro alguém. O que há – em verdade – são pessoas que insistem em trilhar o caminho da inferioridade.
 
*   *   *
 
Se a estupidez do teu preconceito tolo pudesse mudar as cores do Universo, certamente, a noite não seria tão bela porque é escura nem a Lua tão poética porque brilha na negritude.
 
*   *   *
 
Quando tudo me parece perdido, quando não há mesmo caminho para retroceder, acalento-me e resigno-me. É que creio, piamente: muitas vezes o fim é o limiar de um feliz e próspero recomeço.
 
*   *   *
 
O dia em que teu orgulho for mais forte que minha simplicidade, ainda assim, ajoelhar-me a teus pés não será a medida da minha submissão, mas o tamanho da minha humildade.
 
*   *   *
 
A droga é uma viagem na contramão atropelando a vida.
O homem que pensa estar fazendo de boba uma mulher, por certo, está se autoenganando, porque a mais tola das mulheres é mais sábia que o mais soberbo dos homens.
 
*   *   *
 
Se você não é a deusa que suponho. Não é a mulher que passeia em meus devaneios acima da conjugação carnal, você é – sem dúvida – aquela que não me deixa ser metade.
 
*   *   *
 
Se dos meus erros és uma vítima e dos meus acertos, cúmplice, isso só vem a provar que sou nau à deriva distante dos olhos teus: meu “porto inseguro”.
 
*   *   *
 
Difícil não são os problemas surgidos na vida. A vida nascida de problemas é que é trágica e dolorosa.
 
*   *   *
 
Cuide-se: A natureza é indefesa, mas sabe contra-atacar.
 
*   *   *
 
Se você é daqueles que julga e condena, ouvindo apenas um lado, lembre-se: você é, no mínimo, injusto e, sem dúvida, aquele que se junta ao verdadeiro culpado.
 
*   *   *
 
Hoje, eu sou o que sempre fui no meu tempo de criança: um menino que tinha medo de ficar adulto. E isso, às vezes, me alegra e outras tantas me entristecem, porque sou quase sempre mais adulto do que realmente suporto e mais criança do que na realidade fui.
 
*   *   *
 
Se você acha que não me preocupo com nada, isso me dá o direito de pensar que você se preocupa com tudo. Inclusive achar que eu não me preocupo com nada. Em síntese: preocupo-me o suficiente para tentar ser feliz e fazer felizes as pessoas que gostam de mim e que por mim são amadas... E você faz parte destas. Não sei se faço parte daquelas.
 
NOVAIS NETO. Meu Lugar é Aqui no Centenário de Santa Maria da Vitória. Salvador: NN, 2009, p. 123.