REFLEXÕES SOBRE A INVEJA

________________________________________

"O homem de caráter baixo sente como ofensa pessoal e como ofuscamento do seu ego toda a glória que recaia sobre alguns de seus semelhantes. Não admite coisa alguma acima de sua mediocridade, que julga sublime e inigualável." (Rohden)

"Raros são os homens dotados de bastante caráter para se regozijarem com o sucesso de um amigo sem uma sombra de inveja." (Esquilo, poeta e dramaturgo grego)

"Qualquer um de nós pode compadecer-se do sofrimento de um amigo, mas é preciso uma natureza muito elevada para compartilhar do seu sucesso." (Oscar Wilde)

"Toda a pessoa de valor social, vencedora na luta pela vida, bem sucedida em todos os seus esforços tem na sociedade número incontável de desafetos gratuitos, mesmo entre os que lhe são absolutamente estranhos." (Amadeu Amaral)

"A felicidade de qualquer um é desespero para muitos. Dizer mal e gostar de ouvir falar mal de alguém são um velho cacoete da alma humana." (Austregésilo, no livro Mal da Vida)

"A mais amarga das amarguras é a que nos causam os nossos "amigos". Os outros dissabores nos ferem, por assim dizer, de fora, ao passo que esta nos atinge de dentro e penetra as mais íntimas fibras do nosso ser." (Rohden)

"Há em toda a criatura humana um misto estranho de bondade e maldade, de infâmia e perversidade. As proporções dessa mistura é que variam. Desde o tipo bom, completo, que sufoca perfeitamente o que há de mal dentro de si mesmo, porque a lucidez e a largueza de sua consciência lhe permitem reconhecer e dominar a própria tendência perversa; até o malvado arrematado, cuja consciência estreita e sensibilidade moral embotada não lhe permite reconhecer o mal que vive dentro dele." (Amadeu Amaral, Psicologia do Boato)

Leia também: (clique no link)

Reflexões sobre a Arte e o Artista.

Reflexões de Pitágoras.

Reflexões sobre A vida e a Morte.

____________________

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 25/07/2010
Reeditado em 10/05/2011
Código do texto: T2399464