SOBRE O ISTO E O AQUILO DA SOLIDARIEDADE

vivemos em um país inacreditável. Aqui, onde muito se lê filantropia, tenha cuidado: São enormes as chances de se ter que ler pilantropia. E quando alguma campanha espalhafatosa e massificada se diz em prol de crianças carentes, procure discernir bem os discursos das práticas: É quase certo que os alvos não sejam crianças nem carentes, mas, adultos parentes.

Ajude o próximo, sim, porém, ao pé-da-letra. Próximo é sinônimo de perto. Perto de sua casa e da casa de qualquer pessoa deste país há inúmeras famílias carentes que você pode adotar, não exatamente pondo-as em sua casa, mas ajudando como puder. Jamais terceirize, como é moda corrente, o seu auxílio em espécie. Não deposite quantias em contas de fundações, empresas multimídia, celebridades e outras instituições alardeadas na imprensa. Dificilmente sua contribuição chegará inteira em seus distantes necessitados. Maior parte ficará pelo caminho, em contas pessoais e nos pagamentos vultosos de serviços utilizados para elaboração e execução dos projetos ditos beneficentes.

Prefira crer e ajudar - e mesmo assim fiscalize a intenção da iniciativa, o destino e a consistência de sua ajuda -, quando pessoas simples, ao seu alcance, ou associações de sua comunidade realizarem campanhas emergenciais de arrecadação de alimentos, remédios, agasalhos e utilitários. Verifique se não há nenhuma conotação eleitoral, e se houver, não participe. Será pior para todos, especialmente para os necessitados, o sucesso de uma campanha que os torne reféns.

Ninguém fale que não falei das flores. Apenas fui realista sobre o perigo de algumas. E sabedor de que a verdade liberta, enveredei-me por ela mesmo sendo o caminho mais difícil, na tentativa de ajudar a libertá-lo, como fiz a mim próprio, para que você faça o mesmo pelo próximo... ao menos pelo próximo desavisado que atravessar seu caminho, especialmente nesses dias de muito festim, que antecedem mais uma eleição política.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 01/08/2010
Reeditado em 03/05/2011
Código do texto: T2411923
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.