Como? Ele vai para o Index?!...

Penso que as crianças da minha época foram tão felizes no seu "mundo imaginativo" , o motivo deste meu pensar fica por conta das experiencias vivenciais:"Lembro de ler a coleção completa de Monteiro Lobato na biblioteca de minha tia Vally (minha contadora de História Mundial é que ela nasceu na Lituânia e passou por toda a triste história da conquista sangrenta do seu país pelos russos), e, assim lendo as suas obras, eu, literalmente, virava a própria história e os personagens de Tio Lobato, como eu, em muitos momentos, personificando a espevitada Emília, carinhosamente o chamava. Amava Tia Anastácia pelo seu conhecimento e não por sua cor de pele.

Os professores deviam exercer a empatia (mas, para isto eles precisavam ter lido Monteiro Lobato, não é mesmo?), antes de visualizar o racismo em tudo e em todos. Bom seria, se eles estudassem muito mais Paulo Freire e se tornassem educadores, não é mesmo? Já publiquei no twitter meu pensamento no mesmo dia que fiquei sabendo desta terrível acusação ao “inteligente” livro: "Caçadas de Pedrinho". Lembro de alguém falando assim: "A ignorância atravanca o..."

Cruzes,... sai prá lá capeta da inquisitória ignorância, tão ignóbil aos meios literários...

Sai pra lá pesquisadores malfadados do Index... deixem a obra de Monteiro Lobato; o precursor de idéias e escritas geniais em paz para ser lido e relido por todos os seus leitores.