Saudade

A saudade, por vezes, pode causar dor ao coração, porque ela nos lembra que algo bom acabou, nos remete a algumas perdas da nossa vida, coisas que já morreram em nós, sentimentos, ou o que deixamos de ser, ou o que deixamos de viver, fases da vida que passaram e no momento nem valorizamos como deveríamos. Pessoas que ainda estão vivas, mas que já se foram da nossa vida, ou pessoas que morreram e deixaram um vazio em nosso coração.

Mas em contrapartida é algo tão subjetivamente bom de sentir, pois é sinal que vivemos coisas em nossa vida que tenham valido a pena e deixado uma marca eterna em nosso ser. Não pelo que se foi ou morreu, mas pelo que se adquirimos, pelo que temos, pelo maravilhoso aprendizado que ela nos proporciona...

Precisamos ter a consciência do benefício que nos traz, enxergar a saudade e suas consequências por outra ótica. É muito bom experimentarmos e sentirmo-nos aqui e em outros lugares, tempos, sentimentos, outras pessoas que passaram pela nossa vida...

Pensar nos momentos em que sofremos mas crescemos, nas horas tristes que foram sucedidas pelos largos sorrisos e afáveis abraços. No amor que se foi mas fortaleceu nosso coração e nos fez uma pessoa mais preparada para um novo amor.

Ter passado é bom, faz bem, ele faz parte da pessoa que somos agora e do que certamente ainda nos tornaremos. E por sua vez, o presente nos envolve, nos faz recordar as coisas boas ou ruins pelas quais passamos, e ainda nos faz sentir saudades do que foi bom, ou ao menos marcante de alguma maneira em nossa vida, e depois de tudo nos da a chance de vivermos melhor a partir das experiências adquiridas com o passado.

Pra se livrar da nostalgia, só focando o pensamento no que está vivo, no que vibra agora. No presente. E no que ainda está por vir. No que restou daquilo que morreu em nós, que nos faz ser quem a gente é hoje. E no que só está presente hoje, porque essas outras coisas já se foram.

E nem precisamos ficar ansiosos, pois não importa como, mas o futuro vem, é certo que ele vem pois é o ciclo da vida termos passado, presente e futuro. E é por causa dessa certeza, que precisamos nos desprender do passado e tentar sempre construir novas histórias, novas lembranças com a perspectiva de novas e maravilhosas saudades...

Vannessa Adryanna
Enviado por Vannessa Adryanna em 27/01/2011
Código do texto: T2755509
Classificação de conteúdo: seguro