A CONSCIÊNCIA MORAL

O termo ÉTICA é definido como moral. Esta por sua vez debruça em seus conceitos...

Honestidade, norma, procedimento, costumes, tudo isso estão dentro da definição do termo ÉTICA. Entretanto, é essa moral, pela qual se regem os povos. O ato moral de um indivíduo é definido como decência e honestidade.

A consciência moral, que tantos insensatos têm ofendido e muito mais renegado, é coisa que existe e sempre existiu, não foi uma simples invenção dos filósofos quando a alma mal passava de um projeto confuso. Com o andar dos tempos, mais as atividades da convivência e as trocas genéticas, acabamos por meter a consciência na cor do sangue e no sal das lágrimas,e, como se tanto fosse pouco fizemos dos olhos uma espécie de espelhos virados para dentro, com o resultado, muitas vezes, de mostrarem eles sem reserva o que estávamos tratando de negar com a boca. Acrece a isto, que é geral, a circunstância particular de que, em espíritos simples, o remorso causado por um mal feito se confunde frequentemente com medos ancestrais de todo tipo, donde resulta que o castigo do prevaricador acaba por ser duas vezes o merecido(...).

Conforme a gravidade do ato delituoso, ele, sedo ou tarde, acaba por receber seu castigo, seja por parte do Estado, seja por parte do seu deus psicológico, que desde da formação de sua personalidade, a ele foi incutido. A religião e o Estado, são eles tutores da persona-moral dos indivíduos em sociedade. Não é para menos que os cárceres e inferno, obra do homem, são aplacadores de prevaricadores. Porem, seria prudente não esquecermos, que, tanto um quanto o outro, são por natureza a própria prevaricação. Então, e a tal ÉTICA, qual a sua moral?

VALDA FOGAÇA
Enviado por VALDA FOGAÇA em 05/09/2012
Reeditado em 08/09/2015
Código do texto: T3867335
Classificação de conteúdo: seguro