Personalidades

Quem não costuma esperar as coisas caírem do céu, luta pelos ideais, batalha e corre atrás dos objetivos é digno de admiração. Sobretudo mulheres determinadas, que sabem o que querem e alcançam isso de forma honesta, podendo ser alvos de dois extremos sentimentos humanos: a veneração ou o ódio mortal.

Mesmo após tantas conquistas, como o direito de votar, boa parte delas continua no lugar onde foi colocada há séculos. Inerte. À espera. E as que fogem do ‘padrão’ despertam. Despertam curiosidade, impressão, amor e, principalmente, inveja. Buscar e conquistar, por menos que pareça, ainda é incomum. Dificilmente, um homem deixa de se sentir ofendido diante de uma mulher resolvida. Também é difícil outra não tornar-se consciente do quanto é frustrada, ao se deparar com aquela que conhece o caminho das pedras. E isto é perigoso.

Já tive a oportunidade de encontrar quatro modelos de pessoas. O homem que vibra com o sucesso daquela a quem considera profissional, amiga, amante, pensante. O homem que se retrai, ao conhecer essa mesma mulher, e, por não saber lidar com a situação, ou a ataca, tentando diminuí-la, ou simplesmente se afasta e vai embora sem explicação. O terceiro exemplo é o da mulher que permanece à espreita da bem sucedida, torcendo pelo seu fracasso, por um tropeço, fazendo fofocas e, até mesmo, levantando calúnias, ou fingindo que não se importa, mas morrendo por dentro.

Deixei por último o modelo, para mim, mais marcante. O da mulher bem resolvida, que sente felicidade com o sucesso de todos ao redor, inclusive das mulheres. Ela se revela assim diante das amizades que já duram vinte, trinta anos, ou daquelas que acabou de fazer, diante das filhas de 14, de 25 anos, do esposo. Saber torcer pelo sucesso alheio é, para mim, a principal marca de um indivíduo. Ter personalidade é saber querer. É saber fazer. É saber crescer, sem subir nos outros. Ter personalidade é não deixar para depois. É não precisar imitar porque já se é. Ter personalidade não é dizer verdades para ferir, para agredir. É ser verdadeira sem ofender.

Aline Guedes
Enviado por Aline Guedes em 23/10/2012
Reeditado em 26/12/2021
Código do texto: T3948174
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.