VAMOS FALAR DE DIREITOS! (2)

Vamos falar de direitos. Palavra que abre espaço e corta arreios seculares. Direito de respirar o melhor ar, beber água pura e comer o que a terra oferece ao homem e ao que ele nela plantar.

Direito de ter paz e u

m remanso para poder descansar. Ter a labuta certa e salário justo; escola para os filhos, a melhor cartilha e o professor bem remunerado. Ter saúde a seu alcance e médicos humanizados.

Falar de Direitos implica em falar sobre coisas certas e retas, em Justiça, essa utopia, em alegria, essa busca diuturna. Em condução boa e tarifa correta. Em casa própria, esgoto tratado, córrego limpo.

Falar de Diretos significa também proteger aquele que é esfolado pela gana do maior; que, sem dó, toma-lhe a sangue e lhe maltrata a alma; lucra quase tudo e paga pouco; sonega imposto e se impõe pelo que tem.

Falar de Direitos é jogar luz nas sombras, nos becos, resgatar esperanças, ter garantido a segurança e não ter que disputar suas crianças com o tráfico; é respeitar quem é diferente, não ter preconceito. Fazer o certo, sempre.

Tudo o que queremos, tudo o que ainda não temos plenamente, nada em excesso, cada qual com sua parte, só isso.

...

É isto o que quero e luto. Nada demais, tudo importante. (Celio Pires de Araujo)