LUZ E TREVAS: SANIDADE OU INSANIDADE?

Luz e trevas: sanidade ou insanidade?

Eis aí uma questão que me surgiu ontem, depois de assistir a uma palestra.

Fora tão ambígua a citação que, se fosse em outros tempos, poderia ter perdido o sono tranquilo e, a brisa suave da noite seria mais um vendaval a me brindar.

A luz não fica onde estão as trevas e as trevas não permanecem onde a luz está presente...paradoxal.

A sanidade termina onde se inicia a insanidade e a insanidade termina onde começa a sanidade...outro paradoxo.

A incógnita é que toda luz precisa das trevas para voltar a ser luz e todas as trevas precisam ser trevas para experimentar a luz, e , todo insano precisa ser são e todo são terá seus momentos de insanidade para que se tenham referências do que é o que.

Neste momento, o pensamento começa a girar assim como a Terra em seu eixo.

Saio do meu conforto de pensamentos e conceitos e vou em busca de grandes e elementares pensadores. Talvez as palavras deles me façam enxergar melhor

O amor que a teu lado levas,

a que lugar te conduz,

que entras coberto de trevas

e sais coberto de luz?

Olavo Bilac

A ignorância é as trevas da mente, uma noite sem lua nem estrelas

Confúcio

Um pouco de luz vence muitas trevas.

Paul Claudel

Por um momento, as palavras destes pensadores me elucidaram, mas temos mais ambiguidades para decifrar.

O primeiro fala do desconhecido e da dúvida, o segundo fala da falta de conhecimento e da prisão que isso nos leva e o último afirma sobre o poder da claridade de tudo.

Qual será o sentido que o tal palestrante quis colocar em sua fala?

A dúvida ?

Ser ignorante?

Ter claridade?

Neste momento, pensamento começa a girar ainda mais.

Ainda não consegui compreender a proposta do assunto da palestra: luz e trevas: sanidade ou insanidade.

Na verdade, será que não consegui entender ou será que faço-me ignorante do meu próprio entendimento e utilizo a citação de Confúcio? Ou será que percebo o permear da dúvida de Olavo Bilac e não quero, subentendam tenho medo de , resolver, esse enigma? Ou ainda, não tenho intenção de ver a verdade de Paul Claudel?

É fato que toda anoitecer terá um amanhecer e todo amanhecer terá um anoitecer.

É fato que toda dúvida terá um esclarecimento.

Uma luz me surge:

- Luz e trevas: sanidade ou insanidade diz a respeito do que se deve SER e do modo de AGIR!

Neste instante, a dúvida de Olavo Bilac se foi, a ignorância de Confúcio transformou-se em conhecimento e a verdade de Paul Claudel fora verificada e ratificada, e assim, percebo que o meu pensamento em redoma não estava incorreto.