O EFEITO DO PROGRESSO

O efeito do desenvolvimento tecnológico determina sempre um avanço na globalização, seja no sistema econômico seja no meio de comunicação; o evento da internet só veio ampliar outros meios eficazes de interligar o mundo já existente (as navegações, aviações, correios e telégrafos, telefone, rádio e a televisão). O mundo encolheu, por assim dizer; e este encolhimento proporcionou uma rica troca de conhecimentos e os valores tidos como referências em cada nação se funde, tornando, em larga escala, homogêneo. Consequentemente ocorre dissolução dos valores pre-existentes de cada povos. Entretanto ocorre, obviamente, a construção de sociedades estruturadas sobre pressupostos de novos valores meramente econômicos. O capitalismo abocanha as sociedades transformando os indivíduos em alienados. Em sínteses: o desenvolvimento tecnológico conduzirá sempre as sociedades à uma perspectiva evolucionista que consiste em manter os dois lados da moeda.

É premissa perguntar: afinal, até que ponto o desenvolvimento tecnológico é positivo? E quais são os apontamentos negativos desse desenvolvimento ou o não desenvolvimento?

As vantagens consistem em mostrar claramente resultados positivos para todas sociedades, mas se persuadirmos, prescindindo da verdadeira realidade dos efeitos desse desenvolvimento consistirá, por certo, na destrutividade proveniente dos efeitos colaterais...

Valda Fogaça

VALDA FOGAÇA
Enviado por VALDA FOGAÇA em 24/05/2014
Código do texto: T4817907
Classificação de conteúdo: seguro