A voz da América.

Venho aos pouco tentando difundir a música da América do Sul, um continente hispânico, com um grande país de língua portuguesa, e esta singularidade cultural torna estas terras ainda mais bonitas. Uma criança de valor, de cara suja, criada sob chibata, e dona de uma voz poderosa.

Dias passados vi na TV a dupla Zezé e Luciano chegando na Argentina, e um exercito de fãs enlouquecidas, cantando no aeroporto, e não me surpreendi, pois há anos atrás os Paralamas e Chico enchiam estádios, verdadeiros mitos, cultuados com vigor por várias gerações.

Sinto ainda, que a reciprocidade não acontece, o que é uma pena, pois se soubessem as tantas vozes que esta América tem, desceriam para escutar, e o continente poderia ter um eco ainda maior, desses que atravessa oceanos, pois a música é parte da cultura de um povo, a parte mais melodiosa do conhecimento. Sinto que no Brasil ainda há muito de " Não me interessa o que há do outro lado do muro", e isto precisa mudar para que cresçamos , ainda olhamos para os EUA e Inglaterra como superiores , mas definitivamente não os vejo assim , o complexo de vira-lata mata a nossa cultura , a autoestima e o conhecimento.

A América Latina precisa ser ouvida, em todas as suas vozes, vindas de todos os cantos, do Amazonas aos Andes, temos tanto pra dizer, que os poderosos se curvariam .

Felizmente pude conhecer gente de vários povos americanos, e esta riqueza que Deus me permitiu, deixou ainda maior a crença que ganhei dos meus pais, que me ensinaram a amar a América.

Sou o único espanhol entre os meus, e achei que poderia ser visto como descendente do opressor, mas nada disto aconteceu, me abraçaram como um igual , e hoje tenho amigos bolivianos, peruanos, argentinos, colombianos, paraguaios, chilenos, e claro brasileiros...então , como não me sentir um deles ?

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 12/11/2015
Reeditado em 12/11/2015
Código do texto: T5446215
Classificação de conteúdo: seguro