CAOS DA CORRUPÇÃO

A corrupção no âmbito de uma nação não é somente um problema político, mas também é um problema coletivo, que diz respeito a milhões de pessoas afetdas pela inversão de valores e pela degradação moral. Sendo assim, é indispensável que ressaltemos, de maneira mais ampla e abrangente, os problemas a nível coletivo, moral, cultural e social, pois são estes que revelam os abismos de uma sociedade profundamente embrutecida cultural e espiritualmente. É, de fato, um problema que afeta a todos nós, de modo que ficamos, infelizmente, volúveis a todo tipo de modismos, temores, preconceitos, tabus e apelos inescrupulosos. Sempre quando estão presentes as mentiras de todos dias, as violências gratuitas nos pequenos infernos da sociedade, os atos de subornos de todos os tipos, os esquemas asquerosos de lavagem de dinheiro e a frieza dos homens sem empatia, podemos dizer que a corrupção se proliferou na estrutura de uma sociedade. A corrupção e tudo o que nos remete a ela é, sem dúvida, um fenômeno que infelizmente presenciamos no cotidiano de uma nação como a do Brasil. Ora, seja nas pequenas situações da vida cotidiana, seja nas decisões políticas que afetam negativamente a vida de todos os cidadãos, seja ainda nas práticas culturais mais enraizadas no inconsciente coletivo, a corrupcão não deixa de estar presente ao liberar suas máculas na vida social, invadindo não só a estrutura de uma sociedade em processo de progressiva decadência, mas também a alma de grande parcela dos indivíduos desprovidos de solidariedade e de empatia em pequenas situações carentes de humanidade. Se o que conta é a ideia de que "devemos sempre ser melhores do que os outros" e de que "devemos ser sempre o centro das atenções e dos olhares de outros homens", em vez de termos consciência da necessidade de sermos benevolentes para a vida de nosso próximo, então tudo o que resta é esperarmos com aflição de espírito por uma catástrofe iminente rumo ao caos generalizado. Quando a objetificação do homem, e da vida em si, passa a ser a única ação norteadora da existência de grande parte dos homens imersos na ilusão e no engano, não encontramos nada mais além do que um mundo governado por bestas humanas movidas pela anarquia, pelo ódio e pelo egoísmo absoluto. Em contrapartida, se houver pessoas engajadas, sempre com o intento de fazer grande diferença no mundo em que vive; ou ainda, se houver pessoas preocupadas em ser o sal da terra e a luz do mundo, fortemente munidas pelo senso da responsabilidade e da justiça, então é possível percebermos grandes transformações nos pequenos microcosmos sociais, onde o que conta mesmo é a humanidade do homem manifestada através de gestos sublimes de comiseração, de perdão e de amor. Uma sociedade bem desenvolvida, não é somente o resultado de uma excelente administração realizada por um grupo de homens talentosos, mas também o resultado da conscientização dos cidadãos dessa sociedade sobre a importância da educação embasada nos princípios da liberdade, da solidariedade e do bem comum.Enquanto houver pessoas impulsionadas pelo engajamento e pelo comprometimento das grandes causas do seu tempo, seja no trabalho realizado com esmero, seja nas lutas pela melhora de outra pessoa, haverá pequenas colheitas de esperança ao redor dos hormens que decidiram não se venderam ao preço de ínfimas migalhas.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 09/11/2016
Código do texto: T5817712
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.