TRANSCENDÊNCIA E LIBERTAÇÃO

Além das ameaças que provém do exterior, estamos sujeitos as armadilhas que crescem em nosso próprio interior, armadilhas que nos faz decair no engrandecimento do ego; no qual este, por sua vez, faz germinar a presunção, o orgulho e o excesso de egocentrismo, elementos que entorpecem e viciam a alma. A transcendência, sobre o qual somos motivados a sonhar com a redenção, só é possível no momento em que nos despimos de todos os artificios que criamos para nos ocultar, de todas as máscaras que nos faz esconder até de nós mesmos.Quando rompemos com toda a insensatez que nos faz engrandecer frente as demais pessoas somente para mantermos nossa posição e status na sociedade, nos sentimos livres de um fardo desnecessário e insuportável. O gesto de reconhecer quem somos é, de fato, uma nítida demonstração de humildade; pois impele o ser humano ao reconhecimento de seu ser, o que torna possível a autenticidade e a integridade de uma existência em processo de profunda descorberta de si mesma.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 09/11/2016
Reeditado em 03/10/2020
Código do texto: T5817743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.