Ser Humilde é ser Sábio
 
Pessoas humildes são aquelas que, ao contrário dos arrogantes, sabem identificar e reconhecer suas limitações e suas fraquezas. Já que é próprio do ser humano ter limitações e fraquezas, a humildade reflete sua própria realidade. Por isso, a fachada dos arrogantes é falsa, o que os torna facilmente desmascarados.
 
Ser humilde é ser honesto em relação a si próprio, em relação à sua condição de ser humano. Somente partindo deste reconhecimento honesto podemos crescer e evoluir.

Há quem ache que ser humilde é humilhar-se. Mas, humilhar-se é perder a dignidade, é submeter-se, por medo, à imposição de outros. A humilhação degrada o homem. A humildade o eleva. Gandhi é um dos mais notáveis exemplos!
 
Os humildes são, acima de tudo, sábios:

SABEM que perguntar é aprender, por isso perguntam o que nao sabem.
 
SABEM que reconhecer e admitir um erro é fortalecer-se perante o outro e perante Deus, por isso desculpam-se quando erram.

SABEM que o Universo diversifica o saber e as experiências, permitindo a complementação pelas trocas, por isso valorizam o saber e a experiência alheia.
 
E, estão sempre dispostos a servir, porque

SABEM que, apesar de nossas fraquezas, todos temos muito a dar;
 
SABEM que, valendo-se de tudo que o Universo lhes disponibiliza, servir não é humilhar-se, mas sim viver a própria razão da existência do ser humano.
Roberto Guelfi
Enviado por Roberto Guelfi em 23/11/2016
Reeditado em 16/09/2021
Código do texto: T5832511
Classificação de conteúdo: seguro