SISTEMA DA FRAUDE E DO ENGANO

Homens inescrupulosos, cujo único intento é trabalhar em prol dos seus próprios intetesses, povoam de maneira epidêmica o sistema político doentil de nosso pais; alimentam a maquina da mentira e da fraude, uma máquina que confisca o direito a uma educação de qualidade e, de uma maneira mais ampla, o direito a uma vida mais digna para todos viverem. Por outro lado, homens cheios de ódio, rancor e presunção, correm desordenamente pelo pais, cumprindo a função de promoverem o caos onde quer que estejam. Quantos não tem cumprido a triste "missão" de planterem os frutos amargosos da violência e, ainda, fazendo incentivo dos vícios, da maldade e da prostituição sob conssentimento de toda população arruínada pelo engano e pela ignoráncia? Quantos não tem disfarçado suas maldades através de falsas estampas de "justiça" e de "solidariedade" aos olhos do povo oprimido pela ganância? Mas quanto aos seres humanos verdadeiramente honestos, os que ainda não se corromperam em meio a tantas ondas de barbárie, sofrem com os prejuízos causados pelo abandono, pela negligência e pelo descaso. Tais ervas daninhas que já nascem no coração de grande parcela dos cidadãos de nossa sociedade adoecida e acovardada, dilaceram toda propensão do homem á caridade; e tal como o frio que surge em decorrência da ausência de calor, assim também vem a ser o embotamento afetivo e a frieza emocional em consequência da falta de benevolência. Enquanto o amor se esfria do coração dos homens, uma atmosfera lúgubre e de morte se espalha pelo mundo em que vivemos, a tal ponto em que as injustiças e os abusos mais aterrorizantes passam a não causar espanto e preocupação nas pessoas. E embora essa realidade esteja presente e seja cada vez mais efetiva, ainda é possível encontrarmos exemplos de benevolência e de compaixão (exemplos que se manifestam nos cantos mais inesperados e áridos do planeta) que vale a pena se basear. De fato, quando já não houver mais indignação frente a tantas iniquidades, quando os corações não ficarem angústiados e aflitos diante de tanto mal praticado em plena luz do dia, quando já não houver qualquer resquício de sensibilidade no íntimo dos homens diante da dor de seu semelhante, quando não houver almas que choram e se desesperam frente a realidade pavorosa do planeta, ou então quando já não existir almas que propagam benevolência no meio em que vivem, certamente a realidade do mundo será de morte, sem que haja qualquer esperança por dias melhores e qualquer redenção para o homem.Haja visto que a redenção do homem começa por aquilo que tem de bom em seu ser e também pela graça que ilumina os recintos mais escuros de sua alma, fica evidente o sentido e o propósito de nossa existência na terra, a saber: o de chegarmos ao conhecimento da verdade, e a cada dia que passa sermos mais e mais repletos de bondade e de sabedoria. Sem dúvida, tanta tortuosidade crescendo em nosso pais, tanta desonestidade praticada como "se fosse algo normal" e "perfeitamente compreensível", e também tanta bestialidade (que transforma seres humanos em bestas da maldade), faz com.que a cada dia que passa a virtude, a poesia, humanidade e a beleza se enfraqueçam do espirito dos homens, descaracterizando qualquer semelhança que poderia unir tais homens a Deus.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 02/12/2016
Código do texto: T5841347
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.