ALICERCES QUE EDIFICAM A ALMA

Para nos adornarmos de belas jóias de sabedoria, é indispensável que sejamos nós mesmos independente de qualquer situação em que nos encontremos. E para que tenhamos conhecimentos sólidos, e também mapas conceituais de interpretações plausíveis da realidade em que vivemos, é essencial que tenhamos em nossa companhia livros excelentes- aqueles que sejam impregnados de sábios conteúdos- de modo que possamos refletir, meditar e sonhar. Pois, de fato, só com tamanha força de espírito, evitaremos que a ignorância perverta o prisma de nossa virtude.Porém, não adianta mostrarmos conhecimentos e mais conhecimentos sobre os mais variados assuntos sem sermos munidos de outras virtudes (pois o demasiado saber pode se transformar em enfado); é indispensável, antes de mais nada, que sejamos humildes para reconhecer que sempre temos algo para aprender e para ensinar; para rconhecermos que somos eternos aprendizes em busca de significado para tudo o que fazemos na vida. Sendo assim, para vivermos de maneira autêntica nesse mundo, uma vida que busca a liberdade de ser e de amar, nada pode ser mais importante na vida do que contruirmos alicerces resistentes de sabedoria, de conhecimento e de integridade, fundações apropriadas para nos manter fortemente edificados frente as duras lutas da existência, sem o qual nos perderíamos em meio a uma maré de entorpecimento ao lado daqueles que se vendem por tão pouco; ou nos degradaríamos como aqueles que se corrompem em troca de tantas concupsciências e miragens. Uma vez corrompido por apelos e convites tão sedutores, e permanencendo nos erros mais grosseiros, todo o saber dos sábios se torna vão; e também todo o discernimento do homem íntegro se atrofia.Na vida precisamos muito mais do que conhecimento e sabedoria, requer que sejamos constantemente vigilantes (ou atalaias de nós mesmos) para não nos perdermos no meio do caminho; além de uma radical sinceridade para reconhecermos por onde erramos, a fim de retornarmos à vereda em que estávamos trilhando, reencontrando-a através das centelhas de um fervor puro e singelo (centelhas que se disseminam em nossos corações pela misericórdia divina).

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 07/12/2016
Reeditado em 07/12/2016
Código do texto: T5846248
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.