NIILISMO

Quaisquer gestos e ações de desrespeito, de desamor, de egoísmo, de soberba, de prepotência, de violência praticada contra os homens ou contra os animais, são manifestações de negação absoluta da vida, manifestações essas profundamente niilistas devido a completa aversão por tudo o que gera conhecimento, amor e paz entre os seres. Um homem que, em nome de sua religião ou partido, agride pessoas que professam outras crenças ou ideias, demonstra sua falência intelectual e, principalmente, moral ao não tolerar ninguém que demonstre ser diferente e singular com seu modo de ser. As pessoas deformadas pelo ímpeto da intolerância, em sua grande maioria, são pessoas de baixa auto-estima, sempre inseguras com suas crenças e ideologias; e, além do mais, infelizes com a incapacidade de se libertarem da amargura e do ódio que tomou conta de suas vidas. Por essa razão, vivem uma existência submersa no ressentimento e na busca incessante de reconhecimento social, em muitas ocasiões apelando para atitudes atrozes como forma de imporem seu poder sobre os demais. No que diz respeito a uma sociedade como a nossa, qualquer comportamento que foge dos padrões é encarado com desdém pelas massas, pois o diferente, o ''exótico'', o ''excêntrico'' nunca são bem vindos num ambiente social onde todos são nivelados e padronizados por intermédio dos modismos mais efêmeros.Quem busca viver da honestidade é sempre ameaçado de se corromper como os demais; mas aquele que pretende levar adiante tal intento, precisa ser corajoso para se manter resoluto em seu propósito e projeto de vida. Quanto as pessoas que vivem apenas em prol de seus próprios interesses, sem qualquer manifestação de afeto e de empatia pelas outras pessoas, vivem num processo de alienação e letargia, um processo que culmina no total embrutecimento de espírito. Movidos apenas pela violenta ''necessidade'' de serem melhores do que os outros, não encontram saciedade e tampouco satisfação para suprirem sua ânsia mórbida de consumo; vivendo no esgotamento de tudo o que encontram pelo seu caminho. Tal fenômeno descrito é uma dentre as mais variadas formas de desumanidade que tomou conta de nossa sociedade repleta trapaças, fraudes e desrespeito mútuo (...) Quanto mais os homens forem dominados pela arrogância, pelo ódio, pela sede desenfreada de poder, pela indiferença e pelo desprezo à compaixão e ao amor, tanto mais irão semear uma colheita de morte e podridão para suas existências, aniquilando até mesmo qualquer desejo genuíno pela perpetuação da vida.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 08/12/2016
Reeditado em 29/10/2017
Código do texto: T5847654
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.