Lendo ou me visitando ?

Um pensamento que se embrenhou pela densa selva que é o cérebro ; " Muitos leem e não comentam, e muitos comentam e não leem", esta é a impressão que sempre tenho. Não sei o que é melhor, mas quase sempre prefiro os que de fato me leem, mesmo que não comentem.

Isto importa ? Não creio que importe tanto assim, já falei sobre isto outras vezes, e escrevo porque aprendi a escrever, alguém me ensinou as letras e elas foram se juntando, e aos poucos percebi que poderia me expressar .

Quando conheci o idioma português eu já estava alfabetizado, e tive que aprender outras palavras, outras formas de montar períodos , outra cultura e pensamento. Parece fácil, mas não é , acontece que para as crianças tudo é brincadeira e diversão, o que facilitam as coisas.

A pior parte para o estrangeiro é a pronúncia, e para nós espanhóis não existem sons abertos e fechados no mesmo código que em português, simplesmente isso não se aprende jamais, o som é diferente da escrita, ele se aprende através do ventre da mãe , ou posteriormente com muito estudo e disciplina, mas nunca será pleno. Cheguei por aqui aos "quase oito anos", num mês de outubro, me faltavam dois meses para o aniversário, e até hoje ainda escorrego em algumas palavras, como "forma", por exemplo, e fico muito orgulhoso quando me dizem que não tenho sotaque, e me divirto quando perguntam se sou gaúcho ,ou catarinense.

De fato não tenho sotaque, as custas de muita perseverança, muita leitura, fazendo Letras, ouvindo os sons e seu significado, como um estudo paralelo, todo meu, mas confesso que não é natural, tenho que pensar por uma fração de segundos num exercício prático que aprendi a fazer, como uma espécie de "tradução" simultânea.

Em alguns dias acordo muito nativo, por assim dizer, e percebo isso muito claramente, até a forma de pensar me vem em espanhol, as frases e os sons, é estranho isso, e muitas vezes nesses dias componho no meu idioma, e a percepção está em alta, se assisto Almadôvar entendo tudo, ou se leio alguma obra a leitura flui com maior rapidez, e não tenho explicação para isso, normalmente quando estou muito sensível.

Lendo ou me visitando, sejam bem vindos. Posso parecer meio exigente , e as vezes o sou por força do hábito , não consigo elogiar quando vejo muitos erros, e creiam-me , na grande maioria das vezes passo pelos textos como se estivesse pulando amarelinha, sem pisar nas linhas, olhando apenas o conteúdo.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 28/03/2017
Reeditado em 28/03/2017
Código do texto: T5954390
Classificação de conteúdo: seguro