ESPERANÇA NOS DESERTOS DA VIDA

Em muitos momentos da vida, penso com seriedade o quanto estamos sujeitos (me refiro a todos nós que buscamos estar à margem da banalidade contagiante de todos os dias) a todo o tipo de comentário sujo e maldoso; por outro lado, nos tornamos alvos da inveja daqueles que querem apagar um pouco do brilho que possuímos, um brilho que é significativo para discernirmos os rumos que devemos tomar na vida. Nesse mundo social fundado pela superficialidade e pela falácia, poucos são os seres humanos que dão abertura a um diálogo desinteressado e também boas vindas as conquistas sofridas de seu semelhante: tal é a situação perigosa em que nos encontramos quando buscamos irradiar virtude de nosso ser nos ambientes sociais impregnados de competitividade e inimizades, principalmente quando agimos sem qualquer cautela, critério e discernimento. Essa situação só pode ser superada com a misericórdia e o amor de Deus pelas nossas almas, um amor que nos arma de sabedoria para enfrentarmos os desafios num contexto repleto de egoísmo e concorrências.Vivemos num contexto social onde falar de amor (um substantivo tão belo e ao mesmo tempo tão ridicularizado) se torna uma ofensa aos olhos vis dos escarnecedores, afeitos ao sarcasmos mais hediondos e inconsequentes (...) De fato, poucos são os que se preocupam ou se importam em saber que o seu semelhante se encontra liberto e convalescido dos males que esse mundo atroz está abarrotado; enfim, poucos são os que se preocupam com a vida de seu próximo, pois na maior parte das vezes uma multidão de pessoas vivem aquém das ilusões de todos os dias. Tal é, sem dúvidas, a miséria com o qual nos deparamos todos os dias, uma miséria que sentimos na convivência com pessoas tão diferentes! Quanta miséria não é capaz de irradiar daquelas pessoas de péssimo caráter, daquelas pessoas imbuídas pela desonestidade? Há indivíduos que só de ficarmos perto nos sentimos mal, quando não desesperançados e infelizes por escutar os murmúrios egoístas que promanam de seu ser. Felizmente, ainda há pessoas no mundo que surgem em nossas vidas, flores raras que brotam no deserto em que vivemos, a fim de enriquecer o nosso ser. São pessoas como essas que precisamos, sob pena de nos iludirmos pela vida que levamos, ficar perto sempre; por essa razão, é que a espera pelos momentos enriquecidos e inesquecíveis com tais seres humanos sempre valerão a pena; portanto, não tem preço que pague uma companhia tão salutar para a alma! Essas pessoas, cada uma ao seu modo singular, é a luz que Deus resplandeceu em nossos caminhos árduos, dando oportunidades para encontrarmos a boa via que possa nos conduzir em segurança (uma boa via suficiente para nos aproximar da senda da eternidade)...Para falar a verdade, enquanto existirmos teremos a possibilidade de uma comunhão genuinamente gratificante e fraterna; mas só desperdiça quem não soube dar valor nos milagres que surgem em nossos dias mais difíceis. Pois é da providência divina que esses sinais procedem; de forma magnífica, brilham no coração como uma estrela cadente que simboliza as promessas perenes das boas novas. É no tempo certo que um brilho de esperança nos desertos da vida povoará o sonho daqueles que depositam em Deus uma profunda confiança, uma confiança que nunca se extinguirá!

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 01/05/2017
Reeditado em 20/08/2017
Código do texto: T5986411
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.