Coleção 47 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

47—1 A troca de diretores escolares, frequentemente, faz do sistema vulnerável empresa, desocupando lacunas e ocasionando o começar de novo. Como se nunca avançassem para a frente.

Claudeci Ferreira de Andrade

47—2 Digo exatamente o que você quer ouvir a meu respeito, que quase uso suas próprias palavras. Não quero lhe dar a chance de me xingar, por que já o fiz por você. Como ainda poderá ser original?

Claudeci Ferreira de Andrade

47—3 Quem invade uma casa está mais vulnerável, mesmo que seja bem planejado, só escapará se for ajudado pelos amigos de inimigos do dono da casa.

Claudeci Ferreira de Andrade

47—4 Se a "cornalidade" é o prêmio fatal de quem valoriza demais a parceira de toda vida, se engana; o traído já contava com a amizade sincera e a gratidão antecipada do parceiro sexual da sua esposa.

Claudeci Ferreira de Andrade

47—5 As famílias canarinho têm sido puras fábricas de criminosos gratuitos. E a escola garante a aprovação desses por medo deles! Diplomas são abortados, e pouco conquistados.

Claudeci Ferreira de Andrade

47—6 Um Homem que se arrisca a amar três mulheres, uma delas será a isca que o fará presa fácil, para os amantes delas o matarem!

Claudeci Ferreira de Andrade

47—7 Há duas formas de resolver o problema de índices baixos na educação: Primeiro, pode-se encarar o aluno como culpado e promover os conteúdos ensinados. Ou encarar o professor como culpado, promovendo os números obtidos. O caminho mais curto foi sempre o mais atraente!

Claudeci Ferreira de Andrade

47—8 No início do ano letivo, na escola é a desinformação a arma do planejar: Então é possível iniciar sem saber como, e os acontecimentos farão o resto com muito sofrimento. Indisciplina é falta de rumo.

Claudeci Ferreira de Andrade

47—9 O mandamento da "Vaquinha": Beneficiai-vos os organizadores; forçai-vos, pelas circunstâncias, os colaboradores e fazei graça aos superiores beneficiários. Ninguém pode ser forçado a provar sua gratidão. A "vaquinha" chorada diz-me que ser grato é para quem pode, não, para quem quer. Quem faz a "vaquinha" tem lucro em dobro: Leva as sobras! Por isso não faltará quem agite uma festinha às custas dos outros. É fácil fazer caridade como o chapéu dos outros! Difícil é encarar o desapontamento do pedinte, quando me recuso a colaborar!

Claudeci Ferreira de Andrade

47—10 Como gostaria que meu leitor tivesse modos tão ampliados de ler, para realizar leituras mais extensivas, de forma que possa estabelecer vínculos cada vez mais estreitos entre o texto e outros textos, construindo referências sobre o funcionamento da literatura e entre esta e o conjunto cultural! Ou estou exigindo demais?

Claudeci Ferreira de Andrade

47—11 Quando o ameaçador morre, torna se desnecessário a vítima. Então, toda guerra conter-se-á dentro desse limite, gozando os lucros da vitória: Isso é paz.

Claudeci Ferreira de Andrade

47—12 Todos os bons amigos do mundo não valem um centavo que ganhamos apesar deles. Será por que amigo de velho é sempre velho. Talvez ninguém tenha lucro.

Claudeci Ferreira de Andrade

47—13 Nossos amigos e inimigos não contribuem para nosso crescimento, visto que só nos acusam, cobram e criticam exatamente o que já temos!

Claudeci Ferreira de Andrade

47—14 Eu quero é distância de meus inimigos, para que eu possa descansar de meus defeitos. Pois eles não existem, são implantados por pessoas maldosas. O que você chama de fraqueza em mim pode ser força para outros.

Claudeci Ferreira de Andrade

47—15 Escrever não é arte, arte não se ensina, arte está na forma particular de entender o texto e emprestar seu mundo a cada palavra.

Claudeci Ferreira de Andrade

47—16 Mostrar serviço não é cobrar serviço dos outros, mas produzir. Desde quando um chefe é líder?

Claudeci Ferreira de Andrade

47—17 Pretensão imoral é achar que religião molda a personalidade das pessoas, se assim fosse, todos os membros de uma igreja teriam uma personalidade única! Mas, muitos são péssimos alunos, fanáticos, difíceis de convivência. Filhos de Deus, irmãos de ninguém!

Claudeci Ferreira de Andrade