A VIOLÊNCIA JUSTIFICADA EM NOME DE ALGO

A violência instituída contra outras formas de violência; a vingança fermentada na consciência de uma coletividade; e o ódio despejado contra tantas outras formas de demonstração de ódio, ainda que sejam encarados como meios ''necessários'' para instaurar uma ideologia ou uma solução qualquer; ou então para manter a supremacia de uma religião, não passam de ações insanas e fracassadas. Os atos de agressão através de artifícios ideológicos que visam incutir temores, principalmente aqueles que são propagados em nome de uma bandeira política ou de uma instituição milenar, só contribuem para aumentar ainda mais as mazelas sociais e todo o tipo de miséria humana, em vez de promover a paz entre os homens. Penso que nada pode justificar o uso excessivo da violência, pois ela sempre gera mais brutalidade e mais desumanidade, inoculando os aguilhões da morte e do caos. O crime em nome de uma revolução, de um ídolo ou de uma mísera paixão, nunca é uma prática favorável para a saúde espiritual dos seres humanos, até porque quem se vangloria com o derramamento do sangue de vidas inocentes vive a todo o momento em guerra e rancor contra aqueles que deveriam ser seus semelhantes. O homicídio, mesmo com todas as suas justificativas possíveis, é mais uma maneira hedionda de germinar injustiças e atrocidades sem limites. E qualquer sistema político ou religioso que faça uso dele, só demonstra a dimensão de sua malignidade, de sua vileza e de sua podridão.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 22/01/2018
Reeditado em 23/01/2018
Código do texto: T6233394
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.