Coleção 67 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

67—1 Desigualdade cultural, o professor tem um medo danado da internet, e o aluno não: mede-se nisso, considerando-se superior: Quem ensina quem!

Claudeci Ferreira de Andrade

67—2 Sempre há um incompetente e fracassado pronto, aconselhando-me a ir ao psicólogo em busca de tratamento. Como se ele fosse melhor que eu. Não sabendo que meu destino é construído pela loucura criativa; o dele, pela hipocrisia estagnada. O futuro é o lugar dos loucos; e o inferno, dos hipócritas. Não é pecado ser louco, o pecado é ser hipócrita.

Claudeci Ferreira de Andrade

67—3 O aluno é a voz replicada dos que dirigem o professor dele. Aluno mal manipulado, cuida dos interesses próprios. E o sistema, "fundido" não o considera o ideal. Não se sabe é como torná-lo cidadão crítico sem incomodar o sistema.

Claudeci Ferreira de Andrade

67—4 Bandido não tem palavra, apenas cumpre seus intentos. Qualquer acordo fechado por ele é uma armadilha. E se ofende quando alguém precavido mostrar desconfiança. Não descansará enquanto não fizer alguma maldade.

Claudeci Ferreira de Andrade

67—5 Funcionário de escola, conhece muita gente no trabalho, mas não tem muitos amigos! Um concorre com o outro, o Sistema os põe para brigar. E os contratos temporários são amigos do "rei", não conte com eles em uma revolução.

Claudeci Ferreira de Andrade

67—6 Por que todas as reuniões de professor têm, como estímulo, a comida? Parece que todo mundo vive ali para comer, será que o "pão" nunca se divorcia do "circo"?

Claudeci Ferreira de Andrade

67— 7 ONDE É MAIS FÁCIL SER HIPÓCRITA, NO TRABALHO OU NA FESTA? É MELHOR IR AOS VELÓRIOS QUE ONDE SE PODE SER FALSO COM LÁGRIMAS NOS OLHOS.

Claudeci Ferreira de Andrade

67—8 Disseram-me que os diplomas não reduzem as orelhas, só as ocultam debaixo da carapuça. Logo os que buscaram os cursos a distância se veriam melhor, se não fosse o Benjamin Franklin com seu eufemismo: "Quem se ensina a si mesmo tem um tolo como professor."

Claudeci Ferreira de Andrade

67—9 Todo mundo tem a bula da educação, todos querem ensinar o professor ensinar. Mas, ninguém sabe ensinar o aluno a aprender. E o aluno repreende o mestre dizendo que ele não pode dizer isso ou aquilo, se não sabe o que é ser aluno, vai saber o que é ser professor

Claudeci Ferreira de Andrade

67— 10 O fraco vence o inimigo forte, se ouvir cada palavra dele, vesti sua camisa e caminhar para onde eles vão. Quem melhor fingir ser um deles escapa com vida. Essa é a macumba da hipocrisia. Falso amigo é inimigo eficiente.

Claudeci Ferreira de Andrade

67—11 Na escola, não pode camiseta de time, não pode boné, não pode celular, não pode reprovar, não pode nada; também não pode aprender, pois o não não ensina nada. Um não é como a mentira se justifica com outra. Ali, os melhores lugares são reservados para os piores alunos — mapeamento da sala coloca os perturbadores na fileira da frente. Desprivilegiar tem consequência da injustiça. O ignorante merece ser ignorado.

Claudeci Ferreira de Andrade

67—12 Deus é complexo demais para ser limitado por conceitos ou definições, então vamos apenas nomeá-Lo como indefinível, inconceituável e inconcebível. Dar-Lhe esses nosso atributos de criatura, faz dEle um de nós, pois é isso que os homens da religião querem: brincar de ser Deus e apoiar-se na bíblia: caixote de Deus. SE DEUS PODE SER CONCEITUADO E EXPLICADO, MEDIDO POR MENTES FINITAS, ENTÃO É MENOR QUE O HOMEM.

Claudeci Ferreira de Andrade

67—13 Dogmas religiosos são uma prova gorada da igreja para toda situação; pois a própria Bíblia disse que se possível fosse enganariam até os eleitos. O inimigo não sabe que não é possível: Até o Demônio da Bíblia é fraco demais.

Claudeci Ferreira de Andrade

67—14 Nunca me acostumei ao desprezo, ainda sofro, porque também, e até o meu espelho nega-me o amor devido, de algum jeito. Pois insiste em me dizer que não sou nenhum perigo a ninguém, nem ameaça e nem nada. Aqui estou eu "nonada" de mim mesmo: imagem distorcida.

Claudeci Ferreira de Andrade

67—15 Algo ainda me mantém vivo, são as conversas a meu respeito, embora na tentativa de me desvirtuar e denegrir, porque enquanto se protegem de mim, consideram-me pelo menos um perigo, e eu me iludo que, de fato, sou assustador!

Claudeci Ferreira de Andrade

67—16 Só supera as consequências negativas da velhice a (des)graça do ser pobre! Assevero ser difícil admitir sobre o fato de qualquer idiota jovem se impor melhor que eu, na vizinhança comum. Minhas rugas sabem muito bem arruinar meu argumento e a gabarolice de quando, um dia, fui herói. Não posso nem provar o contrário.

Claudeci Ferreira de Andrade

67—17 O "leproso" vai passando! Só os velhos gostam dos velhos, por que vão perdendo juntamente e, por igual, o gosto por tudo; e, por outro lado, vão gostando mais do nada até chegar ao desprezo de si mesmo. Deus seria injusto demais se não nos preparasse para o retorno ao pó.

Claudeci Ferreira de Andrade

67—18 Pais insatisfeitos, além de nunca ajudarem, atrapalham! Será se seus filhos iriam se interessar por aprender de um professor desmoralizado e mal afamado? É assim que se mostram o quanto são capazes de jogar a culpa de sua irresponsabilidade nos outros, com a segurança do não revido.

Claudeci Ferreira de Andrade

67—19 Por que a maioria dos professores, especialmente os evangélicos não gostam da internet? Por que chamam os internautas de pseudo-filósofos? Será se se sentem superiores por essa abstinência intelectual? Ou sofrem de uma grave 'síndrome da ema'! Prontos para chamar os doutores e políticos de burro.

Claudeci Ferreira de Andrade