Sertanejo mesmo, tem certeza ?

           Um dia destes uma dessas cantoras "sertanejas" que fazem sucesso foi acusada da plágio, e achei até engraçado, pensando para os meus botões; " Se todas essas canções se parecem , são do mesmo molde  , como podem se acusar ?".
           Esses pseudos sertanejos são péssimos, não consigo ouvir, não tem letras boas, as canções são quase todas iguais, e nada tem de música raíz. Os cantores tem alguma afinação, a maioria teve aula de canto e conhece algo de intrumentação,  alia-se a isso músicos experientes e bons equipamentos de ponta , e só.  Para mim isso é música de laboratório, para pista de dança apenas, se ouvir dez delas seguidas , não distinguirei uma da outra.
           A música raíz é diferente, vai buscar regiões brasileiras e conta a história do povo do campo,  não precisam de muitos recursos, dois ou três instrumentos são suficientes, onde estão : Renato Teixeira, Almir Sater, Xangai, Diana Pequeno, Sérgio Reis , Chitãozinho e Xororó , e etc.
           A música caipira mesmo, aquela mais antiga, eu confesso que não me agrada, mas respeito, vejo como raíz e tem o pé na terra , há muita honestidade nisso .
           Acima de tudo as canções precisam ir direto ao coração dos mais humildes, pois eles sabem sentir e isso lhes cura as feridas da alma.  Um exemplo disso é o Amado Batista, que chamam de brega e torcem o nariz para ele, mas ele alcança os lugares mais distantes deste enorme país, aqueles barzinhos beira-estrada , com luz baixa e som rasgado, onde alguns pares se aproximam para dançar.
            São fenômenos populares que devem ser respeitados, pois se falta técnica ,  sobra honestidade , canta o que o povo entende, e as suas letras são cantadas por ; pedreiros, lavadeiras, faxineiras, lavradores...gente simples da lamparina.
            O chamado sertanejo de hoje, que alguns chamam de universitário, nada tem de sertão, nem os chapéus e as botas, que são do "country" americano . As casas são caras, de um público classe média alta, de gente que não sabe o que é calo nas mãos, de vida fácil bancada sob patrocínio.


 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 19/09/2018
Código do texto: T6453046
Classificação de conteúdo: seguro