Qual é o perfil ?

- Olhe, infelizmente você não tem o perfil...!

Quantas vezes já ouvimos coisas desse tipo, sem ao menos sabermos qual seria o tal " perfil" ( ?).

Me lembro que certa vez durante uma entrevista, a entrevistadora teimou comigo que os sistema de Compras era " X" , quando na verdade não era, ela confundia com um sistema logístico , e eu conhecia ambos muito bem, o de Compras havia sido minha ferramenta de trabalho por 16 anos e o de Logística eu havia feito um curso por conta própria para conhecê-lo, pois julgava importante na minha profissão. Nas grandes empresas Compras e Logística são independentes, algumas tem um interface, mas administrações separadas.

Como eu já estava cansado de tolices e me vi aposentado , resolvi vender um apartamento na praia, que pouco usávamos devido à saúde da minha esposa, e abri a minha firma.

Às vezes eu ia para a praia sozinho, muitas dessas vezes saindo do trabalho na sexta-feira, só para tomar um chope no quiosque, depois ia para o apartamento tocar violão, e deixar São Paulo caótico por um dia. Retornava no domingo pela manhã, para ficar com a família, mas legal mesmo era quando a minha esposa aceitava vir comigo, íamos comer um peixe e tomar "aquela" caipirinha, não sei se pela brisa do mar, mas nem "subia ao coco". Fazíamos caminhadas pela orla, sem pressa , enquanto costurávamos a nossa vida.

Voltando ao perfil...falar essa palavra para mim é como colocar a culpa no " sistema", não quer dizer absolutamente nada, precisa de tradução.

Quando lemos um anúncio de trabalho, sobre o que é exigido e qual a experiência necessária, dizemos ; " ok , estou enquadrado , dá para ir...", então como podem dizer ; " Você não tem o perfil ?". Em outra oportunidade, fui selecionado , e pelo que me disseram eu tinha o tal perfil, então isso me animou, mas durou pouco, depois me avisaram que queriam alguém mais jovem, e a pessoa ainda teve a petulância de dizer; " Na sua idade é melhor trabalhar por conta, abrir um negócio...as empresas não contratam gente com mais de cinquenta ".

Não tinha jeito, tinha mesmo que abrir uma firma, contratar funcionários , montar um escritório e etc. Deixei os meus medos e disse; " Seja o que Deus quiser...".

Não tenho falsa modéstia, dentro da minha profissão tenho um vasto conhecimento, estudei muito, me dediquei demais, sou muito preparado, na teoria e na prática, mas a idade me pegara de jeito , uma realidade que demoramos a aceitar.

Me lembrei do que disse John Lennon em uma entrevista, quando lhe perguntaram qual considerava a sua melhor canção. Ele respondeu ; " Aquela que nunca fiz ". Diante da interrogação do repórter ele completou; " sabe, temos ideias ótimas durante a vida, mas não temos um violão ao lado, nem uma folha de papel para que a possamos anotar, e depois a música se vai e não volta mais, ou simplesmente não estamos num bom dia e amassamos o papel e jogamos no cesto o que poderia ter acontecido ".

Isso realmente acontece, a roda não para de girar para os que se movem .

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 02/11/2018
Reeditado em 02/11/2018
Código do texto: T6492381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.