Aprenda a reconhecer a felicidade quando ela passar...

“Se aceitarmos a proposição de que uma pessoa pode se sacrificar para a felicidade de outro, em breve será demonstrado que dois ou três ou mais também podem se sacrificar para a felicidade de muitos. Pouco a pouco vamos encontrar razões para sacrificar muitos mais e não vamos ver que isso foi um péssimo negócio” (Jules Michelet)

A Felicidade não aparecerá em um estalar de dedos... esqueça... ela é uma variável de momentos... Felicidade é como Ovo Fabergé, é rara e não é em todos os dias da vida que você terá a chance de vê-la ao alcance das tuas mãos... Felicidade pode estar acontecendo agora com você e não consegues enxergar, está buscando por aí algo que desconhece enquanto tua verdadeira felicidade está indo embora, tenha em mente “Se as suas decisões forem pautadas no amanhã, a sua vida não vai acontecer”

Um prisma de felicidade, uma ideia, um ângulo, uma perspectiva muito particular, um aspecto, uma percepção, qual é o seu conceito de felicidade? No que se enquadra, se molda, se encaixa, como se exercita o que você entende por felicidade? Epicuro de Samos disse que o homem sereno procura serenidade para si e para os outros, para o helenístico grego Epicuro, felicidade é atingida por pequenos prazeres que trazem um estado de tranquilidade ao homem, fugindo do excesso e gozando de harmonia.

Todas as tardes, especialmente agora nas minhas férias eu degusto um bom chimarrão e durante o dia confesso que fico ansioso para que chegue a tarde, a hora do chimarrão, não há momento mais alegre do meu dia do que esse, um momento que eu reflito sobre coisas, penso, debato comigo mesmo, eu me sinto tão bem nesse momento, me sinto feliz com o meu eu, minha mente e o chimarrão.

A felicidade é um estado de espirito, a felicidade pode estar aqui agora nesse momento do meu lado, mas talvez no momento seguinte ela se vá. Felicidade é momento, ela é breve, ela é esporádica, episódica, ela vai, mas ela volta, é preciso abraça-la enquanto ela está conosco, é preciso acariciar a felicidade quando ela chega e nos transborda, ela não ficará 24 horas, tenha certeza disso, mas quando chegar vai te banhar até a alma. Eu não fico o tempo todo tomando chimarrão, isso é impossível, assim como é impossível ser 24 horas feliz, mas quando chega o momento agradável do dia, eu me sento e degusto com prazer... Felicidade é momento , a felicidade vem a hora que ela quer, não adianta se torturar na procura dela, Edith Wharton dizia que se pelo menos não vivêssemos tentando ser felizes o tempo todo, até que nos divertiríamos bastante.

A maioria das pessoas se engana pensando que faz a felicidade do outro, ou que se encaixa nessa felicidade se sacrificando, se diluindo, a ideia de sacrifício não compatibiliza com a felicidade, ninguém pode fazer o outro feliz ou participar da felicidade de outrem se sentindo fragmentado por dentro, arrastando fardos imensos, se desgastando, dessa forma, a pessoa dilacerada, esfacelada e fragmentada não consegue aproveitar, se priva de usufruir dos momentos mais intensos de felicidade quando eles chegam por causa sua dor ou vazio interior que se estabelece em vários sentidos. Maximilien de Robespierre dizia que o homem nasceu para a felicidade, mas em toda a parte por algum motivo se torna escravo e infeliz.

Não aceite a distorção de conceito, no qual você precisa se sacrificar para que outro seja feliz, felicidade está nos momentos e cada um tem os seus, ninguém precisa ser a Ifigênia da obra do poeta grego Eurípedes, que é sacrificada a Artemis para os gregos invadirem Tróia. Felicidade nenhuma se instaura no sacrifício de uma alma em privação de viver a sua vida.

Quando a felicidade bater a tua porta, desfrute ao máximo dela, deguste ao máximo, transborde, porque ela irá embora, mas ela voltará... lembre-se, a felicidade passará a sua frente, agarre-a... Não se assuste quando a sua felicidade chegar, não grite, seja como a figura de Laocoonte que não possui a expressão de grito mesmo em meio as serpentes. Não espalhe, não esbanje, não dê espetáculo, pessoas que fazem espetáculo e exibicionismo não estão felizes, apenas vivem de aparência para se convencerem de alguma coisa. não desperdice... felicidade é instantânea...

Felicidade também pode ter a forma de amor, o francês Chrétien de Troyes dizia que amor sem medo e sem trepidação é fogo sem chama e sem calor, é dia sem sol, é favo sem mel, é verão sem flores, é inverno sem geada, é céu sem lua, é livros sem letras, corpo sem vida, ou seja, sem felicidade.

O dramaturgo Siciliano Luigi Pirandello dizia que não há uma estrada real para a felicidade, mas caminhos diferentes, há quem seja feliz sem coisa nenhuma, enquanto outros são infelizes possuindo tudo. Há quem acredite que felicidade é um estado de liberdade, Alexis de Tocqueville dizia que nada é tão maravilhosa quanto a arte de ser livre, mas nada é tão difícil quanto aprender a usar a liberdade.

É preciso se preparar para os momentos felizes, é preciso estar preparado quando chegar a sua hora, um processo de imaginação e sensibilidade, pois isso é o que conserva a mocidade imortal da alma, William J. Bennett dizia que não nos transformamos de uma hora para a outra naquilo que não cooperamos para nos tornar.

Como os momentos de felicidade de Roland Barthes ao escrever “O prazer do texto”. Saboreando cada palavra, como quem saboreia uma batata sauté, felicidade pode se descrever como o poeta inglês Dylan Thomas descreveu a poesia, felicidade é o que faz rir ou chorar, que faz vibrar, o que faz desejar isso ou aquilo ou nada, felicidade é o movimento eterno que está atrás dela, a vasta corrente, as idas e vindas...

Eu amo o momento de tomar um bom chimarrão e é nessa hora que a felicidade dá as caras, toda tímida, com um sorrisinho, então eu aproveito para ser feliz, porque sei que em algum momento os dias difíceis virão e ela andará de férias de mim... aproveite o momento também, logo logo a felicidade estará passando por aqui...

“Sucesso é conseguir o que você quer, felicidade é gostar do que você conseguiu” (Dale Carnegie)

Eden Mendes
Enviado por Eden Mendes em 29/12/2018
Código do texto: T6537940
Classificação de conteúdo: seguro