Contemplar o céu

Eu gosto de observar o céu. Ele é bonito de qualquer forma. Vive me surpreendendo com suas tonalidades da tarde, a intensidade do azul, o peso que o cinza transmite, o desenho temporário das nuvens, e até o brilho das estrelas. Como elas piscam! Se eu fosse uma menina extremamente carente, eu poderia ver o céu mesmo em meio ao caos, assim como se eu fosse rica, eu poderia ver do alto de um edifício, por exemplo. O céu é para todos. Ele não se fecha pra você se sua pessoa tiver o cabelo de um jeito, a pele de outro e nem sua sexualidade for fora do padrão heteronormativo. O céu sempre está lá. Os humanos em nossa volta que podem ser maldosos e nos privar de uma paisagem. O céu? O céu sempre está lá.

Escrevo de forma a observar a paisagem, de modo algum sobre religião. E sim, paisagem natural que o homem se pergunta até hoje como surgiu.

E quem não enxerga também tem o direito de apreciar essa maravilha. Como eu disse antes, o céu é para todos. Quem não enxerga pode sentir o sol batendo sobre seu rosto. Pode vivenciar um sereno. Alguns podem ouvir seus ruídos, podem se molhar com a chuva... Porém, nunca sabemos a realidade de todas as pessoas. Espero que de alguma forma, algum dia na vida delas elas possam apreciar algo tão natural feito o céu.

O céu é como se fosse um quadro que nunca fora finalizado. A cada momento, se nos distrairmos, ele muda. Ele é uma obra de arte um tanto misteriosa que se estende por cada canto do mundo. Mas, assim como a profecia de que não podemos nadar no mesmo rio duas vezes, o céu também muda, sendo sempre inconstante e surpreendente, nunca me canso de olhar para ele. Entretanto, sua essência nunca muda. Por exemplo, eu sou Flávia, e vou continuar sempre sendo Flávia, por mais que daqui a alguns anos eu tenha uma tatuagem, por exemplo. A minha essência nunca vai mudar. Assim como o céu. O céu sempre vai ser céu, lá em cima. Já o rio, não sei se posso garantir que ele sempre esteja lá, quando percebo como os seres humanos tratam a natureza. E se um dia o céu não estiver mais lá; se eu estiver errada, por favor, me avisem.

Flavinha Barros
Enviado por Flavinha Barros em 03/02/2019
Reeditado em 04/02/2019
Código do texto: T6566393
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.